quinta-feira, fevereiro 16, 2017

SUGESTÃO DE LEITURA «ÉTICA DAS RELAÇÕES PÚBLICAS» DE GISELA GONÇALVES




Sugestão De leitura: «Ética das Relações Públicas» de Gisela Gonçalves

Para Tito Cardoso e Cunha este livro veio preencher uma lacuna existente sobre o papel que as relações empresariais desempenham na construção da opinião pública. Segundo Gisela Gonçalves este livro permite-nos reflectir sobre o lugar que as relações públicas ocupam na sociedade contemporânea pode ser explicado pela necessidade de as empresas legitimarem as suas acções na esfera pública através de processos comunicacionais. No entanto, na gestão da tensão entre os interesses privados e públicos, as relações públicas confrontam-se com questões de natureza ética. O papel que as relações públicas empresariais desempenham na construção da opinião pública é uma das questões abordadas neste trabalho. Este livro constitui o nr. 60 da Colecção Comunicação dirigida por Mário Mesquita. 

O livro está organizado em três partes, através das quais a autora percorre “caminhos teóricos centrados numa leitura habermasiana do paradigma das relações públicas simétricas/excelentes, mas também empíricos, através do confronto dos ideais normativos das relações públicas com o posicionamento profissional de directores e consultores de comunicação”.


Gisela Gonçalves é doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior. É professora desde 2003 no Departamento de Comunicação e Artes da UBI. Desenvolve a sua investigação no Laboratório de Comunicação On-line (LabCom) centrando a sua pesquisa e publicação no campo das teorias das relações públicas, comunicação política e ética da comunicação.

Sem comentários: