sexta-feira, outubro 14, 2016

SUGESTÃO DE LEITURA «A HISTÓRIA EM DIRECTO-OS ACONTECIMENTOS MEDIÁTICOS NA TELEVISÃO» DE DANIEL DAYAN E ELIHU KATZ




Sugestão de Leitura
A HISTÓRIA EM DIRECTO - OS ACONTECIMENTOS MEDIÁTICOS NA TELEVISÃO
de Daniel Dayan e Elihu Katz. Nr 7 da Colecção Comunicação dirigida por Mário Mesquita. 

Os autores referem os grandes acontecimentos televisivos que atraíam as maiores audiências, como a coroação da Rainha Isabel II, a chegada do homem à lua, passando pelo funeral de Lady Di às visitas do Papa. A “história em directo” mostra que o papel da televisão, nas sociedadescontemporâneas, está longe de se limitar à função informativa.



Daniel Dayan, francês, nascido em 1943, é professor, investigador, tradutor. Membro do Instituto Mauss Marcel at Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, e do Instituto Europeu Levinas. Dayan foi Director de Investigação em Sociologia, pelo Centre National de la Recherche Scientifique , professor de teoria dos media no Institut d 'Études Politiques, (Sciences-Po) Paris e Professor visitante na New escola for social Research , em Nova York. Daniel Dayan é formado em Antropologia, Literatura comparada, semiótica e estudos de cinema da Sorbonne, Universidade de Stanford e L'Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, onde se doutorou em Estética sob a direção de Roland Barthes.



Elihu Katz, nasceu em 1926, em New York. Sociólogo americano que contribuiu significativamente para o estudo da comunicação de "massas". Katz frequentou a Universidade de Columbia, Nova York, onde estudou sociologia e fez um MBA (1948), mestrado (1950), e um Ph.D. (1956).
Katz voltou sua atenção para ajudar o governo de Israel. Autor de inúmeros relatórios sobre a televisão e os seus efeitos, sobre a vida de Israel todos os dias. Na década de 1970, trabalhou com a Universidade de Manchester, na Inglaterra, para ajudar a introduzir televisão aberta aos países em desenvolvimento. Durante sua carreira, Katz foi Professor da Escola Annenberg, da Universidade da Pensilvânia, professor emérito de sociologia e comunicação da Universidade Hebraica de Jerusalém, distinto professor visitante na University of Southern California, professor associado da Universidade de Chicago, professor visitante na Universidade de Columbia, e director científico do Instituto Guttman de Pesquisa social Aplicada em Israel. Foi agraciado com títulos honoris causa das Universidades de Ghent, Haifa, Montreal e Paris e recebeu muitos prémios internacionais.

www.minervacoimbra.pt
minervacoimbra@gmail.com 

Edições MinervaCoimbra | Facebook

Sem comentários: