segunda-feira, maio 30, 2016

«O PALACETE» DE ARMANDO PONCE DE LEÃO [JÁ DISPONÍVEL]




«O PALACETE» é o mais recente romance de autoria de Armando Ponce de Leão

«O ser humano, leitor, “sempre a cair e a recomeçar” (p. 176).

Sísifo, rei de Éfira, teve que compreender que os mortais não
têm a liberdade dos deuses – Glauco continuou-o. A vida –
mesmo a dos mitos! O Palacete é um eterno recomeço. [...]
Trata-se de um romance [...] onde tudo está misturado. Aqui
e agora, sem circunscrição de âmbitos, espreita o drama
cómico-trágico de toda a humanidade. Esquece o local e
mergulha no universal – O Palacete impõe-to».

Isabel Ponce de Leão in "Querido Leitor“



Armando Ponce de Leão

O autor para além da sua vasta obra científica publicou pela MinervaCoimbra em 2010 «A não história da mãe sobrante», e em 2011 «Homenagem a Andy Warhol».

Armando Ponce de Leão Policarpo é Professor Catedrático Emérito do Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Exerceu funções de Investigação e Direcção no Centro de Estudos de Física Nuclear da mesma Universidade e no Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas. Foi professor do Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e investigador do Centro de Física Nuclear da mesma Universidade e do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas. Natural de Coimbra, licenciado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FC-UC) (1957). Diploma of Advanced Studies, pela University of Manchester Distinction (1960).

Doutorado, pela University of Manchester (1964).
Doutorado em Física, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia (1965). Agregado. Assistente do Centro de Estudos de Física Nuclear da Universidade de Coimbra (1957). 2º Assistente da Faculdade de Ciências Universidade de Coimbra (FC-UC) (06-11-1963 a 09-01-1966). 1º Assistente da FC-UC (10-02-1966 a 04-06-1968).Professor extraordinário da FC-UC (de 05-06-68 a 30-11-79). Professor catedrático de Física da FCT-UC (de 01-12-1979 a 31-05-2003). Desenvolveu a sua actividade das áreas da física nuclear, física atómica e molecular, física de partículas, Física da radiação e detectores de radiações atómicas e nucleares.Foi ainda Director do Museu de Física da Universidade de Coimbra e presidente do Conselho de Departamento de Física da mesma universidade, director do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas; delegado nacional do Conselho do Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (CERN); representante português no Comité de Política Científica e Tecnológica da OCDE e no Centro Comum de Investigação da Comunidade Económica Europeia (CEE).


Director do Centro de Física da Radiação e dos Materiais da Universidade de Coimbra. Presidente do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP), Coimbra. Membro de várias associações e comités tais como Instituto de Alta Cultura, Instituto Nacional de Investigação Científica e Tecnológica, Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica, Sociedade Portuguesa de Física, Sociedade Portuguesa de Física e Química, Academia de Ciências de Lisboa, Sociedade Europeia de Física, Comité de Selecção do Programa Mobilizador da Espanha, Conselho Científico do Comité Portugal (CERN), Comité Restrito Europeu para Futuros Aceleradores, Comité de Pesquisa e Desenvolvimento em Detectores e Sociedade Portuguesa de Protecção contra as Radiações.

Autor de cerca de 200 trabalhos publicados em revistas internacionais e comunicações em conferências, com referee. Participou em conferências internacionais ou actividades educacionais em inúmeros países, podendo-se citar entre eles Áustria, Brasil, Chile, Finlândia, França, Alemanha, Índia, Itália, Japão, Rússia, Espanha, Suécia, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos.   Fonte:www.acadciencias.pt/academicos/ajplpolicarpo.html ehttp://www.abc.org.br/sjbic/curriculo.asp?consulta=policarpo

Sem comentários: