sexta-feira, fevereiro 06, 2015

SILVIA TORRES COM «GUERRA COLONIAL NA REVISTA NOTÍCIA» NA "TERTÚLIA FIM DO IMPÉRIO"




Sílvia Torres e as Edições MinervaCoimbra regressaram à "Tertúlia Fim do Império”.


A MinervaCoimbra participou no 13.º ciclo da “Tertúlia Fim do Império”, onde foi apresentado o livro “Guerra Colonial na revista Notícia”, da autoria de Sílvia Torres. 

O evento, organizado pela Liga dos Combatentes, realizou-se no passado dia 4 de Fevereiro, na sede do Instituto de Acção Social das Forças Armadas, em Lisboa,e contou com a presença do General Alexandre de Sousa Pinto, presidente da Comissão Portuguesa de História Militar, da autora, Dra Sílvia Torres e do Dr. André Dimas em representação da editora.


Esta foi a segunda vez que a MinervaCoimbra apresentou o livro “Guerra Colonial na revista Notícia” na “Tertúlia Fim do Império”. A primeira decorreu em Outubro de 2014, no Porto. O livro apresentado faz parte da Colecção Comunicação, dirigida pelo Professor Mário Mesquita.



"Guerra Colonial na Revista Notícia" visa contribuir não só para o estudo da imprensa portuguesa e angolana da segunda metade do século XX como também para um maior conhecimento da cobertura jornalística da Guerra Colonial em Angola, feita pela Notícia, uma revista com sede em Luanda. As principais fontes desta análise são o referido semanário e o testemunho de jornalistas que nele trabalharam. Estruturalmente, este livro é constituído por cinco capítulos. O jornalismo de guerra, a história da imprensa em Angola, o historial da revista Notícia, a censura no Estado Novo e a cobertura jornalística da Guerra Colonial em Angola feita pela Notícia são os temas de destaque. Através desta obra, que resulta da investigação desenvolvida no âmbito de uma dissertação de Mestrado, é dada a conhecer uma das faces da guerra ainda pouco explorada: a cobertura jornalística de um conflito de um conflito do século XX, em que o jornallista vive no próprio país em guerra.
Ilustração da capa: cartoon de Fernando Gonçalves, autor do célebre "Zé da Fisga". Cartoon: «Zé da Fisga» autor Fernando Gonçalves 

Sem comentários: