sexta-feira, abril 11, 2014

«SODADI - A COMADRE DO CÃO» de HÉLIO BANDEIRA, APRESENTADO EM COIMBRA


Com  a presença do Autor, Engº Hélio Bandeira, do Cônsul de o Tomé e Príncipe em Coimbra, Senhor José Diogo, da Linguista e Apresentadora Dra Abigail Tiny Cosme e  do Analista Dr. Abílio Neto decorreu em Coimbra, na  Casa da Cultura, a sessão de apresentação do livro

«SODADI - A COMADRE DO CÃO».

A sessão foi iniciada pela Dra Isabel de Carvalho Garcia, das Edições MinervaCoimbra, amiga do autor e que co-organizou esta sessão com o Consulado de São Tomé e Príncipe em Coimbra.  



 «SODADI - a comadre do cão»  retracta o complexo problema social dos Cabo-verdianos nas roças de São Tomé e Príncipe, a fascinante jornada de um missionário e o desterro dos “expatriados”. O cenário de fundo do enredo passa pelas ilhas de São Tomé e de Santiago – Cabo Verde, e também pelas Cidades de Aveiro e Coimbra onde na envolta de um triângulo diplomático e jogos políticos, a formidável beleza e a simpatia da missionária crioula enviada pelo governo cabo-verdiano transpõem todos os matizes sociais e as diferenças culturais. O Dr. César Batista é um jovem recém graduado e quadro especial de Estado são-tomense escolhido para representar o País na elaboração do Tratado de Coimbra que visa pôr fim ao prélio criado. Na sua fascinante jornada na Europa ao serviço do Estado, o mesmo entrecruzar-se-á sucessivamente com novos elementos no seu caminho e com os quais, ironicamente e numa tarefa ingrata, ele terá que se debater; no meio de um emaranhado de factos onde impõe-se as paixões, intrigas e traições.

Hélio Bandeira é filho de pais São-tomenses; nasceu, numa Primavera..., e passou a sua infância na ilha de São Tomé, no arquipélago de São Tomé e Príncipe, conhecido como  o paraíso verde do Golfo da Guiné.
Frequentou o curso de Engenharia Electrotécnica na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, cidade onde durante o seu percurso académico presidiu à Associação dos Estudantes de São Tomé e Príncipe; acabou por se licenciar em Engenharia Electrónica e Ciências de Computação pela Universidade de Liverpool.
Iniciou as suas actividades literárias em 1992 na ULAJE CLUBE UNESCO - União Literária e Artística Juvenil, organização da qual foi um dos membros fundadores e que teve como mentora a UNEAS - União Nacional dos Escritores e Artistas São-tomenses, ora presidida pela poetisa Alda da Graça do Espírito Santo.

Sem comentários: