terça-feira, fevereiro 11, 2014

«FARPAS PELA NOSSA SAÚDE» DE CARLOS COSTA ALMEIDA [ LEITURA RECOMENDADA NO ÂMBITO DO DIA MUNDIAL DO DOENTE]





«FARPAS PELA NOSSA SAÚDE» de autoria de CARLOS COSTA ALMEIDA




«Farpas Pela Nossa Saúde», editado pela MinervaCoimbra, foi prefaciado por Paulo Mendo (ex Ministro da Saúde) e Armando Gonsalves (médico), e foi apresentado em Coimbra, por António Arnaut, jurista responsável pela criação do Serviço Nacional de Saúde (SNS), e pelo cirurgião e também professor universitário, Manuel Antunes. Para António Arnaut as 48 crónicas, análises ou críticas, «são uma visão experimentada de quem conhece o meio da Saúde e a carreira hospitalar»; «com efeito, sem elas não temos SNS», afirmou, concordando com o autor.

O autor, Carlos Costa Almeida, referiu que os seus comentários têm uma lógica e vão surgindo à mesma medida das alterações e das maiores turbulências na Saúde, «não é contra o Governo, é sobre o que se passa nos nossos hospitais». 


As «Farpas» pretendem «mostrar o que está mal e o que é possível e necessário mudar. A temática interessa a profissionais de saúde e a todos os candidatos a doentes, que deviam preocupar-se com a Saúde que o País nos oferece e que é paga com os nossos impostos», afirmou. 

Em Lisboa (também na Ordem dos Médicos) numa sessão de debate sobre o tema “Saúde e Hospitais”, com a participação de Manuela Arcanjo, ex-ministra da Saúde, e Pedro Pita Barros (Professor da UNL), a apresentação do livro foi feita por Carlos Pereira Alves, antigo presidente do Conselho de Administração do Hospital dos Capuchos.
Carlos Pereira Alves afirmou-se de acordo com tudo o que lá está expresso, apresentado e escrito de uma maneira muito clara e perceptível, mostrando que o seu autor sabe realmente do que está a falar, ou não fosse ele um médico hospitalar de longa data e provas dadas.


Nessa ocasião, a representante da editora, Isabel Garcia, congratulou-se com o facto de este livro, com uma acentuada visão experiencial, não ser contra ninguém e sim «acerca da saúde, acerca dos hospitais». «É um livro crítico pela nossa saúde», referiu, e ainda: «é um privilégio ter este livro na nossa editora, de um amigo de longa data, de um profissional de excelência e de um pensador atento aos problemas da actualidade e da nossa sociedade».



Sem comentários: