sexta-feira, dezembro 21, 2012

EDGARD PANÃO ORGANIZA UMA NOVA EDIÇÃO DO «CANCIONEIRO POPULAR DE MIRANDA DO CORVO» DE BELISÁRIO PIMENTA [APRESENTAÇÃO DIA 22 DE DEZEMBRO, 16H00] LIVRARIA MINERVA GALERIA [COIMBRA]




CONVITE

As Edições MinervaCoimbra e  Edgard Panão
têm a honra de convidar V. Exa. para o lançamento  
da nova edição do Cancioneiro Popular de Miranda do Corvo
de Belisário Pimenta.

O Prof. Doutor António de Oliveira dá-nos a honra de apresentar 
esta nova edição organizada pelo Dr. Edgard Panão
no  próximo dia 22 de Dezembro (sábado), pelas 16H00, 
na Livraria Minerva Galeria, 
Rua de Macau, 52 (Bº Norton de Matos)
em Coimbra.


***



Belisário Pimenta foi um eminente vulto da Cultura portuguesa da primeira metade do século XX. Tem perto de 1000 publicações para as quais, de um modo geral, foi convidado para a sua elaboração, e sendo que, para a publicação das mesmas, teve apoio em jornais, revistas, opúsculos, etc. Contudo, de acordo com o que ele próprio refere quanto à falta de colabo-
ração, por ele solicitada, enfrentou algumas dificuldades com o seu Cancioneiro Popular de Miranda do Corvo, pelo que a publicação foi feita à sua custa, enquanto Autor, mas sóao fim de alguns anos de investigação exaustiva.

Assim, esta nova edição organizada por Edgard Panão, editada pela MinervaCoimbra,destina-se  a homenagear Belisário Pimenta.

A 1ª edição do Cancioneiro levou décadas a ser concluído. Na realidade, só depois de decorridos 25 anos após o seu início é que aconteceu a sua publicação em 1953, e devido à não obtenção de apoios foi publicada pelo próprio Belisário Pimenta.



Edgard Panão nasceu em Penela. Viveu em Miranda do Corvo. Foi professor liceal de Filosofia e História em vários liceus do país director e professor da Escola do Magistério Primário de Silva Porto (actual Kuito) Angola, e director e professor da Escola do Magistério Primário de Aveiro; responsável pelos Serviços de Educação em Dili. Foi ainda vereador e presidente da Câmara Municipal de Estarreja.
Desde 1993, altura em que se reformou, que se dedica à investigação de índole histórica e genealógica para publicação, juntamente com trabalhos de outra índole. Destacam-se “O Moleiro Inteligente” (2000), “A reconstituição das famílias da freguesia de Salvador da vila de Miranda do Corvo” (2002), “Covseiro de Myranda” (2006), “Cartas a Ana de Leonardo” (2007), "Os Trautos de Miranda" (2008), "Comentário - O outro lado da coisa" (2009), "Os convencidos da Vida" (2010), " O Tombo da República" (2011) estes seis últimos livros com a chancela das Edições MinervaCoimbra.

Sem comentários: