sexta-feira, fevereiro 17, 2012

«CRIANÇAS E INTERNET EM PORTUGAL» [ UM LIVRO DE CONSULTA OBRIGATÓRIA ] Ao contrário do que tem circulado nos media, não se comprova que 15% dos jovens portugueses tenham sido assediados online. O livro "Crianças e Internet em Portugal" já foi lançado! Descubra mais!

  

EU Kids Online 3
http://www.fcsh.unl.pt/eukidsonline,

www.eukidsonline.net

Ao contrário do que tem circulado nos media, não se comprova que 15% dos jovens portugueses tenham sido assediados online.
O livro "Crianças e Internet em Portugal" já foi lançado! Descubra mais!
Os resultados completos de uma investigação Europeia
Os resultados gerais do Projecto EU Kids Online 2 já estão disponíveis! Pode saber mais sobre Portugal aqui, e sobre os outros 24 países através deste link. Aconselhamos vivamente a leitura das apresentações do dia 21 de Outubro, feitas no Safer Internet Forum 2010, aqui.
A 22 de Setembro de 2011 foi também lançado um novo Relatório Final, que pode ser consultado aqui. Entre outras informações, descubra quais são os DEZ MITOS sobre os jovens e a internet.
Estes são os resultados finais e completos do inquérito levado a cabo junto de milhares de crianças europeias, entre os 9 e os 16 anos, e os seus pais. Permite assim ter uma perspectiva Europeia sobre riscos e segurança online, e sobre como os jovens lidam com estes dois elementos.
Chamamos ainda a atenção para os breves relatórios publicados sobre comunicação de risco, competências digitais, redes sociais e sobre cyber-bullying.
Riscos e segurança online de crianças e jovens europeus
Portugal participa no estudo do projecto EU Kids Online II, que inquiriu, na Primavera de 2010, 1000 crianças e jovens entre os 9 e 16 anos e um dos seus pais em cada um dos 25 países europeus sobre riscos e segurança online (25000 crianças e 25000 adultos).
Conheça as áreas do questionário, bem como o Sumário Executivo em Português do primeiro relatório de apresentação dos resultados – e o relatório completo Risks and safety on the internet, bem como a nota metodológica.
O projecto europeu é de novo coordenado por Sonia Livingstone e Leslie Haddon, da LSE, e financiado pelo Safer Internet Programme da Comissão Europeia.
O Projecto vem no seguimento do EU Kids Online (2006-2009), que analisou a pesquisa sobre os usos da Internet, telemóvel e outras tecnologias em linha por parte de crianças. Mais de 400 trabalhos recolhidos estão disponíveis na Base de Dados. Documentos de apoio à investigação e o Relatório Final podem ser consultados através deste site ou no site internacional. Está também disponível uma Síntese Conclusiva.
Um Projecto em Continuidade
O terceiro EU Kids Online virá capitalizar sobre todo o trabalho realizado no EU Kids Online 2 (2009-2011) e expandir o conhecimento adquirido durante o EU Kids Online (2006-2009).
Estão também disponíveis informações sobre este terceiro projecto neste documento.

 Resumo do Livro
Em que locais acedem as crianças à internet, dentro e fora de casa? Que usos fazem da rede? Quando incorrem em riscos, como lidam com eles? E que influência têm os seus pais, professores, amigos e outras fontes de informação nos modos como usam a internet?Este livro responde a estas questões, discutindo resultados nacionais do inquérito europeu do Projecto EU Kids Online, que escutou cerca de 25 mil crianças (9-16 anos) e um dos seus país, nas suas casas, em 25 países, entre os quais Portugal, em 2010. Às análises realizadas pela equipa portuguesa, juntam-se os comentários de especialistas e de entidades como a Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco, o Instituto de Apoio à Criança, o Ministério da Educação ou a Polícia Judiciária.A segurança das crianças na internet diz respeito às famílias, escolas, entidades governamentais, Polícia, indústrias do digital, monitores de espaços informais e muitas outras entidades - incluindo as próprias crianças e os seus direitos de cidadania. Saber lidar com os riscos da internet evitando que constituam situações danosas é condição necessária para que usufruam plenamente as oportunidades da rede, respeitando-se a si e aos outros.Escrita numa linguagem acessível e tornando claros os conceitos usados no Projecto EU Kids Online, esta obra favorece um conhecimento sustentado sobre a realidade portuguesa de um fenómeno que faz parte dos modos contemporâneos de crescer: aceder aos meios digitais e saber tirar partido das suas potencialidades.
O Projecto europeu EU Kids Online (www.eukidsonline.net), financiado pelo Programa Safer Internet Plus, da Comissão Europeia, e dirigido por Sonia Livingstone e Leslie Haddon, da London School of Economics and Political Science, tem investigado desde 2006 usos, oportunidades, riscos e segurança de crianças na internet numa dimensão comparada.

Referências nos media e online
Notícia no blog da MinervaCoimbra
Notícia no Jornal Público
Notícia no CiênciaHoje
Notícia na Dinheiro Vivo
Notícia em InternetSegura.pt
EU Kids Online Portugal (coord.): http://www.fcsh.unl.pt/eukidsonline,
www.eukidsonline.net

Sem comentários: