quinta-feira, julho 28, 2011

TIAGO MESQUITA e 100 REFÉNS -SAL NA FERIADA E PIMENTA NA LÍNGUA no PORTO


A apresentação do livro de Tiago Mesquita, no Porto, realizou-se na UNICEPE (Cooperativa Livreira de Estudantes do Porto). Contou com a presença de alguns dos leitores do Tiago Mesquita, do Blogue "100 Reféns" (Jornal Expresso online). Coube ao Dr. Rui Vaz Pinto abrir
a sessão e dar as boas-vindas. Isabel Garcia e Tiago Mesquita apresentaram o livro.

Tiago Barros de Mesquita nasceu em Coimbra em 1979. Licenciado em Gestão e Administração Pública. Trabalhou alguns anos como gestor no sector da Banca mas cedo percebeu que havia que reescrever um futuro mal alinhavado. Decidiu fazê-lo precisamente através da escrita, que abraçou e que sempre fez parte de si . Colaborou no jornal de sátira Online o Indesmentível.
Argumentista-guionista freelancer com trabalhos realizados para televisão, como a série "A Sagrada Família" a passar actualmente na RTP1 e para a qual escreveu episódios em co-autoria com João Quadros.
Docente da Universidade Autónoma de Lisboa da cadeira de Cultura e Língua Portuguesa Contemporâneas e autor do blogue 100 Reféns do Jornal Expresso Online, onde a actualidade do país e do mundo são retratadas em forma de sátira, com a lupa da ironia e humor em riste.
Escreve ainda artigos mensais em revistas como a "Diz que Disse" e a "The Printed Blog" e prepara-se para colaborar com a Speaky TV de Fernando Alvim, com um novo conteúdo desenvolvido em colaboração com o amigo e colaborador Tiago Cação. Está ainda a lançar em uma Produtora em Coimbra - WE FIX PRODUÇÕES - desenvolvimento de conteúdos, palestras, workshops e que espera que venha a ser um pólo agregador e de desenvolvimento ligado às artes e aos artistas. Um verdadeiro espaço de criação e transmissão de conhecimentos.
Está ainda a terminar um romance que espera ver nas bancas até ao final de Outubro, num registo bem distinto do que marca diariamente o cem reféns mas um estilo no qual se sente igualmente como peixe na água.

***
Este livro é composto por algumas das crónicas de Tiago Mesquita no Jornal Expresso Online. Conta com um Prefácio de João Quadros e Nota de Abertura de Miguel Martins. A Ilustração da capa é de autoria da artista plástica Élia Ramalho.
http://aeiou.expresso.pt/blogue-100-refens-em-livro-lancado-esta-semana-video=f663534
"Observador atento e imaginativo do quotidiano político e social, Tiago Mesquita faz das suas crónicas um exercício crítico irreverente, satírico, irónico e bem-humorado, na boa tradição portuguesa de escárnio e mal dizer. «Um exercício de crítica aos mil grotescos que por ali fervilham como formigas num açucareiro», como diria Rafael Bordalo Pinheiro"
Tomás Vasques – Advogado/ colunista/ blogger

"Um espaço de conjugações impensáveis: Críticas mordazes à sociedade, cheias de ironia atroz e revestidas com a perspicácia e o sentido de humor de Tiago Mesquita."
Virgínia Coutinho – Upload Lisboa

Sem comentários: