quinta-feira, dezembro 23, 2010

Edições MinervaCoimbra assinalam 25 anos; Livraria Minerva Alfarrabista 25 anos; Livraria Minerva da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra-17 anos; Livraria Minerva Galeria (Bº Norton de Matos) 12 anos

Dezembro de 2010 in Diário de Coimbra

Livraria Minerva assinala
12 anos de actividade



" Uma livraria generalista com galeria de arte tornou-se uma referência na cidade de Coimbra. Pioneira no conceito, o balanço de 12 anos no Bairro Norton de Matos é positivo.
A Livraria Minerva, situada na Rua de Macau, 52, é um espaço polivalente onde se realizam exposições de pintura, escultura, palestras, conferências, lançamentos de livros, tertúlias e obviamente, a edição e comercialização de livros, desde 21 de Novembro de 1998.

Trata-se de um espaço de referência em Coimbra, quer pelo seu pioneirismo no conceito de livraria, quer pela diversidade de eventos culturais que promove, seja no próprio espaço, seja em escolas ou outras instituições.

Isabel Garcia, mentora do projecto, juntamente com o seu marido, José Alberto Garcia, referiu ao Diário de Coimbra que, a Minerva «foi a primeira livraria em Coimbra a oferecer café aos seus clientes, convidando-os a sentarem-se e, descontraidamente, consultarem obras do seu interesse, a ter um espaço dedicado às crianças e uma Galeria de Arte com exposições permanentes». Enquanto Galeria tem exposto trabalhos de artistas nacionais e estrangeiros. Tem feito exposições conjuntas com outras instituições.

As tertúlias foram também uma inovação, tendo iniciado o projecto “Terças-feiras de Minerva”, com periodicidade semanal, quinzenal ou mensal, de acordo com os temas a debater, no fim da tarde ou pela noite. Desde poesia, romance, ficção, ciências sociais e humanas, arte e temas da actualidade são debatidos regularmente desde há cinco anos. Pretende-se trazer ao debate e reflexão todos os cidadãos interessados e preocupados com a sua cidade, o seu país e o mundo. A título de exemplo, refira-se alguns dos temas como “Coimbra – Uma candidatura a património mundial da Unesco”, em que foram intervenientes a maior parte dos elementos directamente ligados a esta candidatura (Universidade e Câmara Municipal de Coimbra).

Projecto de vanguarda

Foi o único espaço, em Coimbra, que promoveu uma sessão de reflexão à volta do resultado do concurso “Os Grandes Portugueses” com historiadores, políticos, jornalistas e cidadãos comuns. Muito outros se poderiam referir. Actualmente decorre o ciclo “Educar pela arte”, em co-organização com a artista plástica Élia Ramalho, em que, coincidindo com o ano lectivo, e uma vez por mês, vários profissionais de educação, pais, crianças e seus familiares terão oportunidade de partilhar saberes, vivências e experiências nas várias linguagens artísticas (pintura, música, teatro e dança).

A Livraria Minerva assumiu também a liderança, em Coimbra, na promoção do debate sobre “Indústrias Culturais e Criativas”, com Isabel Garcia a apresentar, no Conselho Consultivo do Clube de Empresários de Coimbra, uma comunicação com o tema “Criatividade no Contexto de Coimbra e da Região - Indústrias Culturais e Criativas”, tendo terminado com o desafio de criar uma plataforma sustentável com as entidades competentes para se vir «a fazer a candidatura de Coimbra Cidade Criativa da Unesco».

Como editora iniciou a sua actividade com uma forte ligação ao meio académico, embora publique livros igualmente de autores desconhecidos, ou menos conhecidos, quer seja poesia, romance, ficção ou as mais variadas temáticas.

Isabel Garcia refere que, de acordo com um estudo recente, a Minerva «lidera em Portugal as publicações na área da comunicação», com três colecções dirigidas por Mário Mesquita.

Embora a livraria no Bairro Norton de Matos assinale hoje 12 anos de actividade, a sociedade foi constituída em 23 de Dezembro de 1985, pelo que será nessa altura que os promotores comemoram os 25 anos, com outra dignidade. A sociedade iniciou a sua actividade com uma livraria alfarrabista, Livraria Minerva, na Rua dos Gatos, (em plena Baixa de Coimbra), importação de livro técnico e distribuição de livros escolares. A 1 de Janeiro de 1993, assina contrato de exploração de livraria, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, que ainda se mantém."

As edições MinervaCoimbra assinalam 25 anos.

Sem comentários: