terça-feira, novembro 30, 2010

E SE UM CÃO VADIO DE REPENTE PUDESSE ESCREVER? de Manuel Lapa [AVEIRO, 3 de Dezembro]

CONVITE

A Câmara Municipal de Aveiro, as Edições MinervaCoimbra e o Autor
têm o prazer de convidar V. Exa para a apresentação do livro

E SE UM CÃO VADIO DE REPENTE PUDESSE ESCREVER?
memórias de um andarilho
de autoria de Manuel Lapa.

A apresentação será feita pelo Dr. Luis Manuel Pinheiro Serrano.
A sessão realiza-se no próximo dia 3 de Dezembro pelas 17H,
na Biblioteca Municipal de Aveiro, Largo Dr. Jaime Magalhães Lima.

****
O livro
Era a década de sessenta em que pontificavam os cantores de língua francesa mais do que os ingleses
(Piaf, Gréco, Brassens, Yves Montand, Léo Ferré, Ferrat, Brel, e outros). Isso acontecia quando o sonho comanda[va] a vida para citar um conhecido verso de António Gedeão, de quem fomos no velho Liceu D. João III, alunos. Então, a viagem e o sonho andavam de mãos dadas, pois para nós o estrangeiro (para lá da Península Ibérica, já se vê) era a liberdade, o desconhecido e, portanto, o apetecido.
Ler estas crónicas é de algum modo uma oportunidade para rever ou reflectir sobre algumas das preocupações de alguns jovens daqueles tempos." (Luís Serrano in prefácio).

O Autor
MANUEL LUCAS RODRIGUES LAPA reside em Coimbra, onde nasceu em 1936, na freguesia de Santa Clara. Licenciou- se em Ciências Geológicas pela Universidade de Coimbra e especializou-se, obtendo uma pós-graduação em Geologia Aplicada, na Escola Nacional Superior de Geologia de Nancy (França).
Trabalhou em Centros de Investigação, tendo concluído a sua actividade científica, nesse domínio, no Departamento de Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
Além de diversas publicações de carácter científico, inerentes à sua área de trabalho, tem publicado poesia e crónicas dispersas
por vários jornais e revistas. Colaborou em "NERUDA, CEM ANOS DEPOIS", antologia com coordenação de Cristino Cortes (2004).

Sem comentários: