segunda-feira, outubro 25, 2010

MANUEL LAPA "E SE UM CÃO VADIO de repente PUDESSE ESCREVER?" [TERÇA-FEIRA DE MINERVA, 26 de Outubro em Coimbra]

CONVITE

As Edições MinervaCoimbra e o Autor têm o prazer de convidar V. Exa
para o Lançamento do livro

E SE UM CÃO VADIO
de repente
PUDESSE ESCREVER?
viagens de um andarilho

de Manuel Lapa.

A apresentação será feita pelo Prof. Doutor Abílio Hernandez Cardoso.

A sessão realiza-se no próximo dia 26 de Outubro, pelas 18H30,
na Livraria Minerva, Rua de Macau, 52, em Coimbra.

O Livro
"Manuel Lapa é o autor destas Viagens de um Andarilho, como lhe chama em subtítulo. Trata-se de um conjunto de crónicas sobre factos ocorridos na sua vida e não só, primeiro como estudante viajando à boleia, mais tarde pagando do seu bolso, em viagens organizadas como um bom turista burguês. É claro que
me sinto mais próximo do estudante como viageiro, porque eu próprio fiz algumas pequenas viagens com ele. Estar à boleia naquele tempo (fi m dos anos cinquenta, princípio dos anos sessenta) exigia algumas qualidades que (tenho de reconhecê-lo) eu não tinha. E a primeira de todas era uma grande paciência. Ora eu, nervoso, ao fim de meia hora começava a pensar que ninguém nos daria boleia, ao que o Manel respondia sempre com a sua calma: há sempre um que dá. E havia. Outro pormenor importante era a educação: muitos passavam e não davam boleia. O Manel Lapa agradecia sempre com aceno amistoso, rematando no seu melhor francês: Bon voyage, sete furos et une dérrapage! E assim, era capaz de estar um dia inteiro sem se incomodar.

Era a década de sessenta em que pontificavam os cantores de língua francesa mais do que os ingleses
(Piaf, Gréco, Brassens, Yves Montand, Léo Ferré, Ferrat, Brel, e outros). Isso acontecia quando o sonho comanda[va] a vida para citar um conhecido verso de António Gedeão, de quem fomos no velho Liceu D. João III, alunos. Então, a viagem e o sonho andavam de mãos dadas, pois para nós o estrangeiro (para lá da Península Ibérica, já se vê) era a liberdade, o desconhecido e, portanto, o apetecido.
Ler estas crónicas é de algum modo uma oportunidade para rever ou reflectir sobre algumas das preocupações de alguns jovens daqueles tempos." (Luís Serrano in prefácio).

Ilustrações de António Ferraz


MANUEL LUCAS RODRIGUES LAPA reside em Coimbra, onde nasceu em 1936, na freguesia de Santa Clara. Licenciou-se em Ciências Geológicas pela Universidade de Coimbra e especializou-se, obtendo uma pós-graduação em Geologia Aplicada, na Escola Nacional Superior de Geologia de Nancy (França).
Trabalhou em Centros de Investigação, tendo concluído a sua actividade científica, nesse domínio, no Departamento de Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
Além de diversas publicações de carácter científico, inerentes à sua área de trabalho, tem publicado poesia e crónicas dispersas por vários jornais e revistas. Colaborou em "NERUDA, CEM ANOS DEPOIS",  antologia com coordenação de Cristino Cortes ("Universitária Editora", Lisboa, 2004).




Sem comentários: