segunda-feira, outubro 11, 2010

CARLOS SIMÕES e VALDEMAR PEIXOTO [exposição de pintura para visitar até 2 de Novembro]

Coimbra (Valdemar Peixoto)


Chafariz de S.to António da Convalescença (Carlos Simões)
 1º Prémio Pintura “João das Regras” 2008


  Valdemar Peixoto
Carlos Simões

 

Valdemar Fernando Cabral Peixoto é natural de Coimbra.
Durante cerca de quarenta anos, Valdemar Peixoto, participou em mais de cinquenta exposições individuais e colectivas, nomeadamente em Lisboa, Porto, Coimbra, Évora, Leiria, Castelo Branco, Fundão e Figueira da Foz.
Alguns dos seus trabalhos fazem parte de colecções particulares em Portugal, França e Bélgica. Foi desenhador nos respectivos gabinetes da Companhia Eléctrica das Beiras e depois na Electricidade de Portugal onde no seu conjunto permaneceu mais de trinta e dois anos.

 Frequentou a Escola Superior de Belas Artes do Porto. Recebeu formação do professor Valdemar da Costa e da pintora Lúcia Maia. Foi jornalista do Diário de Notícias num período de oito anos na delegação de Coimbra. Várias das exposições colectivas têm o patrocínio do Clube de Pessoal da EDP.
Foi colaborador do Jornal de Coimbra e colabora com o semanário Trevim, da Lousã.
Ultimamente, através de convites endereçados por várias instituições ligadas a múltiplos movimentos artísticos, em França, alguns dos seus quadros foram expostos em várias regiões e províncias daquele país. Estas mostras foram promovidas por sectores de Belas Artes, directamente ligadas a Paris.
Sobre a sua pintura, escreve Paulino Mota Tavares (historiador, poeta e escritor):
“...Com manchas, linhas geométricas, velaturas, fogo e cinzas, o artista vai construindo ideias e propostas estéticas que nos revelam a tangencia das coisas, ou seja, o imediato sempre a acontecer, a mudar e a interrogar o Homem e a sua mesma circunstância.

Resta-nos olhar e ver os trabalhos de Valdemar Peixoto: a partir desta observação atenta poderemos avaliar liminarmente o talento do artista que interpreta tudo o que o rodeia e que tudo transforma e ilumina...”


Carlos Alberto Monteiro Simões nasceu em Coimbra e reside em Lisboa desde 1980.
É autodidacta desde os 14 anos, desenhando e pintando para familiares e amigos. Na sua vivência como estudante em Coimbra, conviveu com os amigos Mário Silva, Valdemar Peixoto e os irmãos Victor Matias e Humberto Matias, hoje artistas de prestígio.

Frequentou Belas Artes e a Faculdade de Economia de Coimbra e em 1980, por motivos profissionais, instalou a sua vida em Lisboa, onde frequentou cursos de marketing e vendas.
Em 2007, recomeça a actividade expondo numa colectiva em Maio de 2008, onde ganha o 1º. Prémio de pintura “João das Regras” em Lisboa.
Em Agosto e Novembro, do mesmo ano participa em duas colectivas em Coimbra –na Casa da Cultura da CMC e na Associação Cristã da Mocidade.
Em 2009 inicia em Lisboa uma série de 3 exposições individuais – em Abril na CML – Edifício Central, em Junho no Espaço Domínio Público – Concept Space e em Agosto no Espaço cultural da Companhia de Seguros Groupama.
Em Maio de 2009 participa novamente no “Concurso de Artes” – prémio “João das Regras”em colectiva, onde lhe é atribuída uma Menção Honrosa de pintura. Em Novembro desse mesmo ano realiza no Centro Comercial Dolce Vita em Coimbra – Sala Vitarte – mais uma exposição individual.

 A exposição de Carlos Simões e Valdemar Peixoto pode ser visitada até ao próximo dia 2 de Novembro na Galeria Minerva, Rua de Macau 52 (Bº Norton de Matos) em Coimbra.

Vasco Berardo e Carlos Simões

Sem comentários: