quarta-feira, setembro 22, 2010

PORTUGAL-ALEMANHA: MEMÓRIAS e IMAGINÁRIOS - séculos XIX e XX -[apresentação na Faculdade de Letras da Univ. de Coimbra]


                         Isabel de Carvalho Garcia, Maria Manuela Gouveia Delille, Carlos André,
Maria Teresa Mingocho e José Carlos Seabra Pereira.

Na sala dos Conselhos da Faculdade de Letras foi apresentado por José Carlos Seabra Pereira
o segundo volume de
 Portugal-Alemanha: Memórias e Imaginários-séculos XIX e XX
 nº 17 da Colecção Minerva/CIEG
(uma edição de MinervaCoimbra e do Centro Investigação em EstudosGermanísticos)

Coordenação e prefácio de Maria Manuela Gouveia Delille

Textos de:
Maria Antónia Gaspar Teixeira, Rogério Paulo Madeira, Alfred Optiz, Maria Manuela Gouveia Delille, Marion Ehrhardt, Rolf Nagel, Teresa Martins de Oliveira, Maria Teresa Cortez, Winfried Kreutzer, Maria António Hörster, Orlando Grossegesse, Mário Matos, Maria Teresa Delgado Mingocho, Helmut Siepmann, Ana Maria Pinhão Ramalheira, Clara Guimarães Ervedosa.
Capa e direcção gráfica: Vasco Rosa

Esta antologia dá continuidade à primeira parte já publicada Portugal – Alemanha: Memórias e Imaginários, dedicada ao período que se estende da Idade Média aos finais do século XVIII. Este segundo volume, abrange os séculos XIX e XX, e reúne dezasseis textos de um ciclo de conferências proferidas entre 2003 e 2008 na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, no âmbito do projecto de investigação «Relações Literárias e Culturais Luso-Alemãs. Estudos de Recepção e de Hermenêutica Intercultural», coordenados no Centro Interuniversitário de Estudos Germanísticos (CIEG), hoje Centro de Investigação em Estudos Germanísticos por Maria Manuela Delille.
 Tal como no volume anterior, pretende-se com a actual publicação contribuir para a escrita, ainda em construção, da história das relações literárias e culturais luso-alemãs dentro do contexto europeu.



Maria Manuela Delille (coordenadora, autora deste livro e directora da Colecção Minerva/Cieg) refere ainda:

"Note-se, no entanto, que relativamente aos dois últimos séculos são já mais numerosos, no espaço universitário português, os estudos vindos a lume sobre essa matéria do que aqueles que se publicaram a respeito dos séculos anteriores. Principalmente desde os anos 80 do século xx, há que referir os contributos trazidos, sob diferentes perspectivas e metodologias, pelos grupos germanísticos das universidades portuguesas (Universidade de Coimbra, Universidade de Lisboa, Universidade Nova de Lisboa, Universidade do Porto, Universidade de Aveiro, Universidade do Minho e Universidade Católica Portuguesa), quer através de dissertações de Doutoramento e de Mestrado, quer através de estudos de menor dimensão ou de artigos inseridos em colectâneas e revistas – e não posso deixar de destacar a este propósito a Runa. Revista Portuguesa de Estudos Germanísticos –, bem como os trabalhos editados nos volumes de actas dos Encontros Luso-Alemães /Deutsch-Portugiesische Arbeitsgespräche, que desde a sua fundação na Herzog-August-Bibliothek de Wolfenbüttel, em Outubro de 1989, têm congregado, com regularidade trianual, ora em universidades alemãs, ora em universidades portuguesas, um grupo cada vez mais numeroso de germanistas, lusitanistas e historiadores, tanto de Portugal como dos países de língua alemã.
Permitam-me ainda aqui recordar as dissertações de Doutoramento e de Mestrado pertencentes ao mesmo projecto em que esta antologia se inscreve e ao projecto complementar «Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea em Traduções Alemãs: Teoria, História e Crítica» (coordenado por Karl Heinz Delille), publicadas na sua maioria na Colecção Minerva/CIEG e nos cadernos do cieg."




Sem comentários: