segunda-feira, julho 12, 2010

EXPOSIÇÃO de RENATO e ZÉ LOPES



CONVITE

A Galeria Minerva tem o prazer de convidar para a inauguração
da exposição de Pintura de

Renato  e   Zé Lopes

dia 16 de Julho pelas 18h30.

A exposição pode ser visitada até dia 30 de Agosto,
na Galeria Minerva,
 Rua de Macau, 52 (Bairro Norton de Matos), em Coimbra.


Renato [José Renato Barreira Dias Ribeiro] nasceu em Lisboa a 16 de Março de 1949. É pintor e escultor. Estudou desenho e escultura no atelier dos escultores Vasco Pereira da Conceição e Maria Barreira. Frequentou até ao 3.º ano o curso de Teatro e Encenação, no Conservatório Nacional de Lisboa. Cursou Arte dos anos 60, 70, 80, do Centro de Arte Moderna (CAM/JAP), Lisboa. É sócio da Sociedade Nacional de Belas-Artes. Fez várias ilustrações para a revista “Noesis” do Ministério da Educação e para a revista “Atlantis” da TAP. É membro fundador do “Grupo de Artes Plásticas de Pontével”.
É ainda autor das bandeiras da Sociedade Filarmónica e do Centro de Dia de Pontével e está representado na colecção da Câmara Municipal do Cartaxo, tendo participado na II Mostra Colectiva do Património Municipal em 1993  Com um vasto curriculum está representado em várias colecções nacionais e estrangeiras  tendo participado em mais de uma centena de exposições colectivas por todo o país e estrangeiro.
Pertence ao MAC (Movimento Artístico de Coimbra) e é sócio da GEDEPA, estando representado no Museu Etnográfico da Vila de Pampilhosa (Mealhada).

Zé Lopes [Maria José da Conceição Vicente Lopes Dias Ribeiro] nasceu em Pontével a 2 de Fevereiro de 1949. É pintora de Arte. Frequentou, em 1967 a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e o Conservatório Nacional – Curso de Arte de Representar e Encenação, onde concluiu o Curso de Arte de Dizer.
Em 1969, orientada pelo pintor Renato Ribeiro, com quem veio a casar, começou a dedicar-se à pintura. Cursou Arte dos anos 60, 70, 80, do Centro de Arte Moderna (CAM/JAP) – Lisboa.
É sócia da Sociedade Nacional de Belas-Artes e está representada em vários lugares públicos e privados do país e em colecções particulares. É membro do Grupo de Artes Plásticas de Pontével. Pertence ao MAC (Movimento Artístico de Coimbra) e é autora do brasão da vila de Pontével.
Com um vasto curriculum está representada em várias colecções nacionais e estrangeiras tendo participado em mais de uma centena de exposições  colectivas por todo o país e estrangeiro.

Maria José Lopes (poeta)
Começa a escrever poesia ainda criança . Publica o primeiro livro de poesia — “Voo do Poeta” (Edição de Autor) — em Maio de 1966, quando ainda frequentava o Colégio Andaluz em Santarém . Em Junho de 1970, já casada com o pintor Renato, publica o segundo livro de poesia — “O Anjo Azul” (também Edição de Autor) . Em Abril de 2006 é editado, pelas Edições MinervaCoimbra, o seu terceiro livro de poesia — “Reciclados”  e em Agosto de 2008 "Barras de Código". Continua a escrever poesia.

Sem comentários: