quarta-feira, março 31, 2010

EDIÇÃO DE POESIA EM PORTUGAL - REFLEXÃO E LEITURA DE POEMAS

Júlio Correia (autor), Isabel de Carvalho Garcia e Jorge Fragoso

Com a presença de vários autores e cultores de poesia, dos editores da Palimage (Jorge Fragoso) e das Edições MinervaCoimbra (Isabel de Carvalho Garcia e José Alberto Garcia), realizou-se na passada Terça-feira (ainda no âmbito do dia Mundial da poesia), uma sessão de reflexão, debate e leitura de poemas pelos presentes.

A sessão, bastante animada, iniciou-se com Isabel C. Garcia que tecendo algumas considerações sobre este género literário, desafiou os presentes a reflectirem, e a debaterem as notícias recentemente publicadas na comunicação social, em que os editores manifestam a sua preocupação por não haver retorno financeiro na edição de poesia, em Portugal.

Para além de haver entre os editores alguns cultores de poesia, é cada vez mais difícil publicar poesia, dado que só os autores consagrados, na maioria das vezes, têm um público fiel. Os editores presentes concordam que tem de haver uma cumplicidade e partilha de soluções entre editor e o autor, para que as edições de poesia se tornem viáveis. Com uma tiragem nunca superior a quinhentos exemplares, excepto em casos pontuais, a venda de poesia faz-se, na maior parte das vezes, unicamente nas sessões de apresentação ou de promoção.

Júlio Correia (autor de poesia e prosa) levantou a questão sobre 'poesia hoje' e o seu género.

A Palimage com a “Oficina de Poesia” e Edições MinervaCoimbra com a “Poesia Minerva” são editoras que praticam, com paixão, o culto da poesia.


Seguiu-se a leitura de poemas









Sem comentários: