terça-feira, janeiro 19, 2010

As Edições MinervaCoimbra na Agência Lusa

Saúde: Maior parte dos casos de disfunção eréctil deve-se a factores psicológicos e afectivos - médico

Coimbra, 19 Jan (Lusa) - A maior parte dos casos de disfunção eréctil deve-se a factores psicológicos e afectivos associados ao medo do envelhecimento, disse à Lusa o médico Carlos Costa Almeida na véspera do lançamento do livro "A Sexualidade do Homem depois dos 50 anos".
O livro, do sexólogo canadiano Yvon Dallaire, aborda a sexualidade masculina após os 50 anos e recorda que, com o avançar da idade, "os homens tornam-se cada vez mais sensíveis aos factores psicológicos, emotivos e contextuais da sua vida sexual. Já não podem contar apenas com os seus impulsos", segundo uma nota acerca da obra.
O cirurgião vascular Carlos Costa Almeida, um dos participantes na sessão de lançamento na Livraria Minerva, em Coimbra, disse hoje à agência Lusa que a disfunção eréctil é "o grande problema" entre os homens no processo de envelhecimento, situação que, contudo, também pode afectar indivíduos mais novos.
"Estatisticamente, a maior parte das vezes deve-se a factores psicológicos e afectivos, associados ao medo do envelhecimento", salientou o professor de Cirurgia Vascular na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.
De acordo com o médico, na origem da impotência sexual podem estar igualmente causas orgânicas.
"Vale sempre a pena ler estes livros. Ajudam os homens a perceber que não estão sozinhos. Há situações que não são definitivas. Se for do foro psicológico, poderão ultrapassar a situação, se forem causas orgânicas, em alguns casos poderão ser corrigidas", adiantou.
Na óptica do médico, "é bom falar-se e dizer que pode haver outros modos de sexualidade que sejam gratificantes".
"A Sexualidade do Homem depois dos 50 anos" é o segundo título da colecção "As Cores do Saber", pensada para o grande público e na qual, "de uma forma prática e cerca de 96 páginas, a baixo custo, se tratam assuntos do quotidiano", de acordo com os editores da MinervaCoimbra, Isabel de Carvalho Garcia e José Alberto Garcia.
Em formato de livro de bolso, a colecção contemplará autores nacionais ou estrangeiros, especialistas em cada uma das matérias tratadas, que poderão abranger áreas da psicologia ("viver bem, auto-estima, dar sentido à vida, acreditar em si, viver bem aqui e agora"), comunicação (formas de comunicar com o outro ou os outros), família (relacionamento do casal, divórcio, filhos) alimentação e dietética, saúde, sexualidade, ecologia ou desenvolvimento.
"Escolheu-se um formato de livro de bolso para que possa ser lido e transportado em qualquer lugar. Pretendemos publicar um livro por mês", adiantaram hoje os editores da MinervaCoimbra à agência Lusa.
O volume inaugural da colecção "As Cores do Saber" foi "Os benefícios do chocolate", da autoria de Franck Senninger.

MCS.
Lusa/fim


Sem comentários: