quinta-feira, outubro 29, 2009

O ABADE JOÃO em Cantanhede


A propósito da comemoração do Dia das Bibliotecas Escolares, a escritora e o ilustrador da obra “O Abade João”, respectivamente Lurdes Breda e André Caetano, foram convidados a apresentar o livro na Escola Básica n.º 2 de Cantanhede.

A actividade, que decorreu na Sala de Multimédia, daquela escola, envolveu, para além das professoras bibliotecárias, diversos outros professores e várias turmas do 5.º e 6.º anos.

Foram realizadas duas sessões (uma de manhã e outra de tarde), nas quais se deu a conhecer não só os autores e a obra, mas também se gerou um ambiente interactivo e de partilha entre os autores e a comunidade escolar.

No início de cada sessão, foram apresentados os autores. Lurdes Breda foi a primeira a intervir. Começou por falar, de forma sucinta, de si e do seu percurso literário. Apresentou o livro “O Abade João” e contou, resumidamente, a história, enquanto o André Caetano ia mostrando as ilustrações correspondentes a cada passagem. Seguiram-se algumas questões, por parte dos alunos, à escritora, antes do André Caetano continuar a sessão.

O ilustrador falou da sua ligação com os diversos personagens do livro e revelou que, muitos deles, foram inspirados em membros da sua própria família. Aproveitou, ainda, para explicar as técnicas que utilizou nas ilustrações e mostrou o seu caderno de esboços, no qual tinha vários estudos dos personagens.

Depois, perante o deslumbre de uma plateia atenta, o André desenhou ao vivo a personagem do Abade João. Ao mesmo tempo, ouviu-se, em fundo, o tema musical “Abade D. João”, composto pelo músico Jorge Brito (co-autor do projecto), e que faz parte do CD, que acompanha a obra.

Os alunos puseram algumas questões ao André e, por último, teve lugar uma animada sessão de autógrafos com os dois autores presentes.








Sem comentários: