segunda-feira, junho 29, 2009

Pintura de Ângela Gomes é hino à amizade entre Portugal e Brasil

Isabel de Carvalho Garcia, Ângela Gomes e Teresa Pestana


A Galeria Minerva tem patente a exposição de pintura TRATADO DE AMIZADE de Ângela Gomes, natural de Cahoeiro de Itapemirim, Espírito Santo (Brasil), uma mostra que é um verdadeiro hino à amizade entre Portugal e o país irmão.

Durante a inauguração da exposição, Isabel de Carvalho Garcia falou sobre pintura naïf e Ângela Gomes agradeceu a amizade e carinho com que foi recebida em Portugal. A sessão incluiu ainda um momento musical por Marília Ascenso.

A exposição poderá ser visitada até dia 13 de Julho, de segunda a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 20h00.

Pintora Naïf, Ângela Gomes é espontânea, ingénua e primitiva. Participou em várias exposições em Espírito Santo, por todo Brasil e exterior, tendo sido premiada com menção honrosa, medalhas de ouro e prata.

Com várias exposições nacionais e internacionais, Ângela Gomes procura valorizar paisagens regionais e cenas que expressam a arte e a tradição popular — o povo, seus usos e costumes. Procura elementos para abastecer o seu universo iconográfico, através de pesquisa junto da comunidade, usando cores puras e variadas.

Para a exposição TRATADO DE AMIZADE, Ângela Gomes brinda-nos com imagens de lugares por onde passou, que registou e pintou. No conteúdo plástico, constantemente colorido, reflecte na sua memória um Espírito totalmente Santo, repleto de pássaros, pipas, flores... muita gente, que brinca, que passeia, dança, trabalha e canta, num total de 25 obras, em tamanhos variados e pintadas em acrílico s/tela.

Ângela Gomes é séria e alegre e a sua obra é brasileira, feliz e nostálgica, mas também retrata com a mesma felicidade lugares de países do exterior, como Itália, Espanha e Portugal.














































Sem comentários: