quarta-feira, abril 29, 2009

A música serve para o indivíduo se aperceber do mundo que o rodeia



“O dever de educar para a Música” foi o tema da décima segunda sessão do ciclo “O dever de educar”, que decorre quinzenalmente no âmbito das Terças-Feiras de Minerva.

Mudando um pouco a rota deste ciclo, os organizadores propõem-se pensar agora no dever de educar em áreas específicas do saber. Começando pela música, um dos primeiros ensinamentos da escola, o convidado desta sessão foi Manuel Rocha, músico com formação clássica e carreira diversificada, membro da Brigada Victor Jara e professor de violino no Conservatório de Música de Coimbra, do qual é também director.

A sua cultura musical e o seu empenho na aprendizagem da música, têm-no envolvido em vários projectos educativos. Durante a sessão, Manuel Rocha analisou o ensino da música ao longo do tempo, para que tem servido, que ligações estabelece com outras aprendizagens, qual o seu lugar nos currículos e o que se pode fazer para se educar musicalmente as crianças e os jovens.

“O ensino da música, se o considerarmos no contexto da escola, é qualquer coisa de muito recente. A música em si é qualquer coisa de muito antigo”, referiu. “Não se sabe, no entanto, qual terá sido o primeiro som, a primeira reprodução ou produção de som. Mas ao longo da história o homem educou-se com música”.

Apesar disto, “até há pouco tempo, na educação, a música não era um Deus maior” — e por música entenda-se “um conjunto de sons que tem uma lógica e tem um sentido” e que é perceptível pelos homens que o apreendem. Este Deus maior vai, assim, sendo adquirido em “iniciativas como esta, em que pomos em dúvida a necessidade de a música fazer parte do nosso mundo, não apenas pela via da herança mas também pela via da suscitação de um saber que é enquadrado num sistema escolar”.

Questionado sobre para que é que, afinal, serve a música, Manuel Rocha afirmou simplesmente que “serve para tudo e não serve para nada”. De facto, “nem toda a música serve e nem tudo aquilo que a propósito de música se administra serve para alguma coisa. A música serve para o indivíduo se aperceber do mundo que o rodeia e para poder intervir nesse mundo”.

A música serve também para que as crianças percebam os sinais civilizacionais que lhes chegam, por exemplo. A música “é uma linguagem, uma coisa da alma, que serve para que o homem possa dar um sentido ao mundo em que vive”.

Mas a música serve ainda para que o homem possa resolver na sua expressão estados de entendimento com os seus semelhantes. E, por isso, “é, no contexto da escola, um dos elementos mais importantes de relacionamento”.








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