quinta-feira, fevereiro 19, 2009

Pintura de Paulo Pereira na Minerva



A Galeria Minerva tem o prazer de convidar para a inauguração da exposição de pintura de PAULO PEREIRA no dia 19 de Fevereiro de 2009, pelas 18h00, na Galeria Minerva Livraria (rua de Macau, 52 - Bairro Norton de Matos), Coimbra.

A exposição pode ser visitada até 12 de Março.


Paulo Pereira (Paper) nasceu em Coimbra no final de 1963. O seu interesse pela arte manifestou-se desde muito cedo, tanto pelo desenho e pela pintura, como pelo design, fotografia e cinema. Fez os seus estudos secundários na área das artes nas Escolas José Falcão e Avelar Brotero, e na mesma época dedicou muito do seu tempo de adolescente a actividades extra curriculares sempre com ligação às artes.

No Centro Recreativo do Bairro Norton de Matos participou na dinamização de um cineclube, no Círculo de Artes Plásticas de Coimbra recebeu lições dos mestres Túlia Saldanha e Alberto Carneiro e participou em diversas exposições colectivas ali organizadas.

Nos começos dos anos 80, e contra a corrente dos entusiasmos juvenis predominantes, rapidamente reformula os seus estudos superiores de licenciatura em Design na Escola Superior de Belas Artes do Porto, optando pelo curso Artes Plásticas.

A pintura enquanto acto livre da inteligência, desvinculada de dimensões teleológicas, plena de interactividades e fonte inesgotável de conhecimento, produziu um apelo ao qual não conseguiu resistir. Foram anos de trabalho intenso. Multiplicaram-se os estudos, as tertúlias e os ateliês, partilhados com sensibilidades e saberes de talentosos colegas de diferentes proveniências; dentro e fora do contexto académico, não cabem nestas linhas os nomes de todos os mestres com quem teve o privilégio de aprender, mas recorda com natural entusiasmo as lições recebidas do professor e crítico de arte Joaquim de Matos Chaves.

Terminada a licenciatura e entrado no mundo do trabalho viu como complemento principal à sua actividade de docente a prática do design gráfico. Os projectos em torno da pintura foram amadurecidos, registados mas não esquecidos. Nestes anos, na década de noventa e nos primeiros anos do novo século, deu forma a vários projectos de comunicação gráfica e de identidade corporativa, no contexto de duas empresas que criou e dirigiu; é nesta década de grande intensidade e de fascínio pela tridimensionalidade que se impôs a necessidade de voltar ao meio académico para a realização do mestrado em Design Industrial na Faculdade de Engenharia do Porto, que concluiu com tese subordinada ao tema do desenvolvimento de produto.

Coincidindo com vicissitudes da sua vida pessoal, num turbilhão emocional a que não foram estranhos problemas de saúde, verificou-se recentemente um período de múltiplas sínteses e inevitável produção de pintura, há vários anos latente ou meramente registada.

É assim que nos últimos dois anos já realizou três exposições individuais, apresentado de cada vez trabalhos distintos, ou talvez mesmo díspares, como se de fases de trabalho se tratasse. Na verdade, não são mais do que ideias ou projectos que coexistem no seu espírito.


Nesta exposição apresenta um conjunto de obras muito recentes de cariz vincadamente expressionista. Expressionismo que é porventura a nota dominante do seu trabalho, mas que aqui assume claramente o ponto de vista do jeux de vivre, da cor luminosa e arbitrária, da criação da harmonia e da boa disposição com que espera contagiar os outros. Para além destes trabalhos, até para documentar o percurso atrás referido, apresentam-se algumas obras que ilustram de forma clara o seu (des)compromisso com quaisquer ismos redutores do pensamento plástico, e sobretudo limitador do prazer de comunicar em banda larga, de uma forma jovial e sã.






Exposições
1988 - Exposição individual de fotografia no Café Cais das Colunas, Coimbra.
1989 - Exposição colectiva de pintura de alunos finalistas da ESBAP no Salão Baviera, Porto.
1989 - Exposição colectiva de pintura de alunos finalistas da ESBAP no Forum Picoas, Lisboa.
1995 - Exposição colectiva de vários artistas plásticos de Coimbra no Museu Monográfico de Conímbriga, Condeixa-a-Nova.
2002 - Exposição colectiva dos professores do 5.º Grupo da Escola Secundária José Falcão, Coimbra, com a designação DIXIT.
2004 - Exposição colectiva dos professores do 5.º Grupo da Escola Secundária José Falcão, Coimbra, com a designação DIXIT II – Modus Faciendi.
2005 - Exposição colectiva com vários artistas de Coimbra, com a designação Compota d’arte, realizada na Casa Museu Bissaya Barreto
2007 - Exposição individual de desenho e pintura digital na Escola Secundária José Falcão, Coimbra.
2007 - Exposição individual de desenho e pintura digital na galeria da Livraria Bertrand Dolce Vita, Coimbra.
2007 - Exposição de desenho e pintura digital na Sala Zé Penicheiro, CAE – Centro de Artes e Espectáculos, Figueira da Foz, em co-autoria com Rosa Maria Ribeiro [textos].
2008 - Exposição colectiva com vários artistas plásticos nacionais e estrangeiros no Tribunal da Relação de Coimbra por ocasião do 90.º aniversário da instituição.




Web Folio
www.centrodesign.net
www.anmapi.com
www.compralar.pt
www.nsaberes.pt
www.permilagem.com
www.hievila.com
www.quinta-do-sobreiro.com
www.jacc.pt



Sem comentários: