quarta-feira, fevereiro 25, 2009

O dever de educar a compreensão

A Livraria Minerva acolhe dia 3 de Março, pelas 18h15, a nona sessão do ciclo "O dever de educar" com o tema "O dever de educar a compreensão".

Na sequência da sessão anterior, dedicada à importância da memória na aprendizagem, analisa-se, agora, a importância da compreensão. Num tempo em que os documentos curriculares para os vários níveis de escolaridade se centram nesta dimensão cognitiva, devemos perguntar: Dispomos de conhecimentos científicos que nos permitam perceber como é que ela funciona? E poderemos organizar o ensino de modo a que os alunos adquiram, de facto, competências de compreensão?

A convidada é Maria Isabel Festas, psicóloga e professora de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, que se tem dedicado ao estudo dos processos de compreensão da leitura, investigando, entre outros aspectos, as estratégias de ensino que favorecem esses mesmos processos.

A sessão realiza-se na Livraria Minerva (rua de Macau, n.º 52 - Bairro Norton de Matos), em Coimbra. As sessões deste ciclo são quinzenais e abertas ao público (com certificado de presença).

A organização é de Helena Damião, João Boavida, Isabel de Carvalho Garcia, Mónica Vieira e Aurora Viães.

Sem comentários: