quarta-feira, janeiro 28, 2009

Educação depende dos media, da escola e da família

Isabel de Carvalho Garcia, João Boavida,
Helena Damião e Carlos de Sousa Reis



Subordinada ao tema “O dever de formar com ou contra a sociedade?”, recorreu esta semana mais uma edição do ciclo ‘O Dever de Educar’, inserido nas Terças-Feiras de Minerva. A sessão contou com moderação de Helena Damião e João Boavida, além da participação activa do público presente.

O dever de formar com ou contra a sociedade: Estará correcto aceitar esta ideia acriticamente quando se trata da educação para os valores? Deverá, neste caso, a educação escolar distanciar-se estrategicamente da sociedade? Deverá a educação ter a ambição de a mudar? A estas e outras perguntas respondeu o convidado da sessão, Carlos de Sousa Reis, professor do Instituto Politécnico da Guarda e investigador na área da filosofia da educação.

Carlos de Sousa Reis conhece como poucos os valores que norteiam a nossa sociedade, ou parte dela, uma vez que se tem dedicado à sua identificação e análise, tendo já algumas publicações sobre esta temática.

No presente, aceita-se como verdadeira a ideia de que a educação escolar deve seguir os desígnios da sociedade circundante, os seus anseios e necessidades, e acompanhar a sua evolução. Desta forma, preparar-se-iam os mais jovens para essa mesma sociedade. Mas para o especialista, a questão tem de ser abordada na relação entre a escola, os meios de comunicação e a família, enquanto tradição mas também de necessária colaboração.

A sociedade desenvolve um acervo de conhecimentos e técnicas que é necessário transmitir às novas gerações de formas institucionalizadas, formais, para serem eficientes. “O sistema formal de educação tem uma vocação própria que deve ser sustentada e que não é coincidente com a vocação dos outros subsistemas”, afirmou Carlos Sousa Reis.

No entanto, referiu, tem de se aceitar que haja uma margem de contradição entre os três subsistemas envolvidos na educação. “A contradição entre os meios de comunicação, a missão da escola e a missão da família é muito grave. Os subsistemas quase andam ao arrepio”.

Os meios de comunicação, assegura, “abdicaram de educar e só estão interessados na problemática das audiências e, em última análise, em vender produtos. Quem domina o sistema mediático é o sistema económico”. Mas também se nota já, nos dias de hoje, alguma acentuação da contradição entre a família e a escola. “A família está a ser captada para a órbita dos meios de comunicação”, principalmente os audiovisuais.

Tudo isto deve, por isso, ser ponderado, aceitando-se que cada um dos subsistemas “tem uma missão própria”.

A próxima sessão das Terças-Feiras de Minerva é já no dia 3 de Fevereiro, às 18h30, na Livraria Minerva Galeria e incluirá o lançamento do livro “Poemas da Roxa Aurora” e a inauguração da exposição de pintura “Olhares e Sonhares 2”, ambos de António Menano.



Sem comentários: