sexta-feira, agosto 08, 2008

Edições MinervaCoimbra lançam “Os Trautos de Miranda” de Edgard Panão



“Os Trautos de Miranda. Por trinta e tal contos. Ensaio em mnemocrónicas sobre os anos sofridos dos segundo e terceiro quartéis do séc. XX” é o título do mais recente livro de Edgard Panão, com chancela das Edições MinervaCoimbra.

Trata-se, segundo Rui Veloso, autor do prefácio, de um “breve ensaio” que “adopta um modelo muito próximo das memórias, apresentando-se mais como uma sucessão de crónicas do que como um registo factual, onde impera o relato tendencialmente objectivo”.

O livro de Edgard Panão surge, refere ainda o docente da Escola Superior de Educação de Coimbra, no seio de uma “onda revivalista” que se encontra “um pouco por todo o lado” e que “traduz uma procura de um espaço e de um tempo a que associamos um estado de felicidade e de descoberta do mundo”.

“Os Trautos de Miranda”, de Edgard Panão, acrescenta ainda Rui Veloso, surgem num “tom quase coloquial” e são “escritas como se fossem crónicas de um quotidiano passado”, entroncando “neste nosso gosto tão característico de saber o que se passa no espaço em que estamos inseridos através das conversas à mesa do café ou em paragem acidental no passeio da rua”. Situações em que, “muitas vezes, um mero fait divers ilustra uma maneira de pensar, um juízo de valor ou uma opção de vida”.

O autor nasceu em Penela mas desde criança que vive em Miranda do Corvo. Foi professor liceal de Filosofia e História no Liceu José Estevão, em Aveiro, e no Liceu Nacional de Leiria, director e professor da Escola do Magistério Primário de Silva Porto, Angola (actual Kuito), responsável pelos Serviços de Educação em Dili, Timor, e director e professor da Escola do Magistério Primário de Aveiro.

Edgard Panão foi ainda vereador e presidente da Câmara Municipal de Estarreja.

Desde 1993, altura em que se reformou, que se dedica à investigação de índole histórica e a publicar alguns trabalhos, dos quais se destacam “O Moleiro Inteligente” (2000), “A reconstituição das famílias da freguesia de Salvador da vila de Miranda do Corvo” (2002), “Covseiro de Myranda” (2006) e, mais recentemente, “Cartas a Ana de Leonardo” (2007), estes dois últimos com chancela das Edições MinervaCoimbra.

Sem comentários: