sábado, julho 19, 2008

FESTAS DE S. TOMÉ - XI SEMANA CULTURAL

As Edições MinervaCoimbra vão estar presentes na GRANDE NOITE DE FADO & POESIA que decorrerá no dia 19 de Julho, pelas 23h00, no Terreiro do Paço, em Ançã.

A iniciativa é uma organização da Junta de Freguesia de Ançã com o alto patrocínio do Município de Cantanhede.

Estarão presentes as poetisas ANABELA FRANÇA PAIS, GRAÇA PATRÃO e ISABEL RAINHA que lerão poesia de sua autoria.


ANABELA FRANÇA PAIS nasceu em coimbra a 24 de Junho de 1971. É professora de inglês e português. Possui o mestrado em literatura portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Reside em Ceira, vila que inspira alguns dos seus poemas.
Publicou "MENSAGENS - POEMAS DO SIM, DO NÃO E DO TANTO FAZ", com chancela da MinervaCoimbra, 2006.


GRAÇA PATRÃO nasceu em Coimbra a 21 de Novembro de 1948. Nesta cidade frequentou o "Círculo de Artes Plásticas", tendo feito a sua primeira exposição em 1964. Também aqui estudou Filosofia, área em que se licenciou, tendo começado uma carreira de professora no ensino secundário em 1972. Actualmente é professora de Filosofia na Escola Secundária Amélia Rey Colaço, em Linda-a-Velha, onde coordena um projecto de azulejaria que tem como principal objectivo a educação pela arte. Reside em Oeiras desde 1978. Publicou "DIÁLOGO COM O SER", com chancela da MinervaCoimbra, 2008.


ISABEL RAINHA é natural de Soure. Licenciou-se em Ciências Biológicas na Universidade de Coimbra. Exerceu a sua actividade profissional como professora do ensino secundário. É autora dos livros de poesia "O CERCO DA QUIMERA", MinervaCoimbra, 1997, e "CANTO EM TOM MAIOR", MinervaCoimbra, 2001, e do romance "Entre Mondego e Cubango", MinervaCoimbra, 2005. Publicou em 2006 "A menina que não sabia as cores", Vega, livro infantil incluído no Plano Nacional de Leitura.



Também em Ançã, nos jardins da Biblioteca, domingo, dia 20 de Julho, a partir das 15h00, se vai realizar uma TARDE INFANTIL, com a presença de NOÉMIA MALVA NOVAIS, autora do livro "DANIEL E O BICHO DA LANTERNA".

A obra contém ilustrações de INÊS MASSANO e é o primeiro livro de literatura infantil publicado pelas Edições MinervaCoimbra no âmbito da Colecção Letras Pequenas.

"DANIEL E O BICHO DA LANTERNA" conta a história de um menino, o Daniel, que sonhou que tinha uma lanterna onde estava um bicho.


NOÉMIA MALVA NOVAIS nasceu em Ançã em 1968. É licenciada em História e mestre em História Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Prepara o doutoramento em Ciências da Comunicação, na especialidade de Comunicação e Ciências Sociais, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
É jornalista desde 1988, contando diversas funções e/ou artigos publicados nos jornais Diário de Coimbra, As Beiras, Jornal de Coimbra, A Capital e O Comércio do Porto, bem como nas revistas Visão, Arganilia, Sábado e Invest.
A par da actividade jornalística realizou o estágio de formação educacional da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, tendo exercido a actividade docente nas escolas de Ançã, Montemor-o-Velho, Lagares da Beira, Penacova e Carapinheira.
Na qualidade de jornalista, orientou o estágio curricular e profissional de alunos da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e da Escola Superior de Educação de Portalegre. Como investigadora, integra o Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20).
É bolseira de doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, instituição da qual foi também bolseira de mestrado. A sua dissertação de mestrado, já publicada sob o título "João Chagas. A diplomacia e a Guerra. 1914-1918" (MinervaCoimbra, 2006), e que foi distinguida com a 1.ª Menção Especial do Prémio Aristides Sousa Mendes atribuído pela Associação Sindical dos Diplomatas Portugueses e integra, na sétima posição, a lista do Almanaque Republicano dos dez melhores livros de História Contemporânea Portuguesa publicados em 2006.


INÊS MASSANO nasceu em Coimbra a 14 de Março de 1979. Desde muito cedo, revelou interesse pelo desenho e por tudo que se relacionasse com esta arte. Em 2002, terminou a licenciatura em Design de Comunicação, na Escola Universitária das Artes de Coimbra. Neste mesmo ano, começou a leccionar no Instituto D. João V, no Louriçal. Actualmente é professora de Desenho e de Educação Visual.
Nos últimos anos, tem participado em diversas exposições e ilustrado livros infantis, dedicando a maior parte do tempo a desenhar e a criar.


Os livros das Edições MinervaCoimbra encontram-se à venda na Livraria "Era uma vez", em Ançã.

Sem comentários: