sábado, junho 28, 2008

Música encerrou primeiro ciclo do “Chá com Lágrimas”

Isabel de Carvalho Garcia, Virgílio Caseiro e Teresa Lopes


Virgílio Caseiro e um quarteto de saxofones foram os convidados para a última sessão do primeiro ciclo do “Chá com Lágrimas”, desta vez intitulado “Chá com Música”, e que decorreu num agradável fim de tarde nos jardins do Hotel Quinta das Lágrimas.

“A música como factor interventivo sociológico” foi precisamente o tema da intervenção de Virgílio Caseiro, maestro titular da Orquestra Clássica do Centro e do Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra. Para que serve a música e qual a sua importância na aprendizagem e da moldagem dos seres humanos, constituiu a base da breve palestra do maestro que lamentou o pouco peso que a música tem no ensino e a pouca importância que se lhe confere em relação às humanidades e às ciências.

A música, afirmou, “consegue intervencionar num conjunto de capacidades ao nível cognitivo”, algo que dificilmente é atingido por qualquer outra disciplina. Recordando uma frase do filósofo grego Sócrates — “Os sentidos são a janela do espírito” —, Virgílio Caseiro assegurou que “se tivermos a sorte de transformar em janelas os cinco sentidos que nos preparam para aprender, teremos um melhor desenvolvimento ao longo da vida”.

A intervenção do maestro foi complementada pela actuação de um quarteto de saxofones composto por Ricardo Oliveira, Tiago Taborda, António Alves e Licínio Maurício, que interpretou temas clássicos e de jazz dos séculos XIX e XX, comprovando, tal como referiu Virgílio Caseiro, que “a música é um alimento para todos os dias”.

O “Chá com Lágrimas”, que regressa em Outubro para um novo ciclo, é a mais recente criação da Fundação Inês de Castro, das Edições MinervaCoimbra e do Hotel Quinta das Lágrimas, e tem por objectivo relembrar a ambiência das velhas tertúlias coimbrãs, razão que explica o espaço dado ao diálogo artístico e cultural, num clima da maior informalidade. A iniciativa conta ainda com o apoio da Empresa Municipal de Turismo.






















Sem comentários: