sexta-feira, maio 23, 2008

Estratégias para a educação e sensibilização do público em Saúde Mental

Isabel de Carvalho Garcia, João Maria André, Rui Paixão e Beatriz Pena


Termina no dia 27 o ciclo “A Mente: saúde e bem-estar” organizado pela Edições MinervaCoimbra, Sociedade Portuguesa para o Estudo da Saúde Mental (SPESM) e Serviço de Violência Familiar do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Coimbra, no âmbito das Terças-Feiras de Minerva.

Com uma sessão intitulada “Saúde Mental: estratégias para a educação e sensibilização do público”, o ciclo encerra com as presenças de Fernando Almeida (médico de Saúde Pública), Hélder Lourenço (enfermeiro) e de Adriano Vaz Serra (psiquiatra) e com os habituais comentários de João Maria André (professor de Filosofia e encenador). A sessão realiza-se no dia 27 de Maio e tem início às 21h30, na Livraria Minerva (Rua de Macau, 52 – Bairro Norton de Matos), em Coimbra.

Na sessão anterior, que teve como convidados a pedopsiquiatra Beatriz Pena e o psicólogo Rui Paixão, foi dedicada à “Promoção da Saúde Mental: uma perspectiva desenvolvimental”. Segundo Beatriz Pena, a promoção da Saúde Mental infantil é fundamental para qualquer sociedade porque “são comuns os problemas infantis do foro psiquiátrico”. Estudos europeus revelam que a prevalência e problemas emocionais e comportamentais na criança e no jovem é de 12 a 20 por cento, enquanto a investigação epidemiológica longitudinal mostra que 50 a 60 por cento destas perturbações persistem na vida adulta.

Por outro lado, “a aquisição de competências ao longo do desenvolvimento, permitindo aumentar o bem-estar, em especial quando têm por alvo crianças que podem estar em risco de desenvolver doenças mentais, pode ter também um efeito preventivo”. Por isso, “promoção e prevenção no contexto da saúde mental infantil complementam-se”, afirmou a pedopsiquiatra.

Rui Paixão focou a sua intervenção nos conhecimentos e teorias sobre a saúde, fundamentais quando se fala em promoção. O que é a doença, o que é a saúde, e quais são as relações entre ambas foram alguns dos pontos focados pelo psicólogo durante a sessão realizada na Livraria Minerva.

Desde a sua primeira sessão, o ciclo “A Mente: saúde e bem-estar” conta com os apoios do Grupo Violência: informação, investigação, intervenção, Rotary Club de Coimbra Santa Clara, Diário de Coimbra, Diário As Beiras, Hotel Dona Inês e Lizarran Coimbra.






Sem comentários: