terça-feira, abril 15, 2008

Ciclo “A Mente: saúde e bem-estar” continua com “Exclusão, solidão e Saúde Mental”

Realiza-se no próximo dia 15 de Abril a segunda sessão do ciclo “A Mente: saúde e bem-estar” organizado pela Edições MinervaCoimbra, Sociedade Portuguesa para o Estudo da Saúde Mental (SPESM) e Serviço de Violência Familiar do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Coimbra, no âmbito das Terças-Feiras de Minerva.

As sessões têm lugar sempre às 21h30, na Livraria Minerva (Rua de Macau, 52 – Bairro Norton de Matos), em Coimbra, sendo a próxima dedicada ao tema “Exclusão, solidão e Saúde Mental”, com as presenças do Dr. Fidalgo de Freitas (Psiquiatra), Viseu, e da Dr.ª Luísa Magalhães (Assistente Social), Setúbal.

Com esta iniciativa, os organizadores pretendem contribuir para um envolvimento mais informado da comunidade, das famílias e do cidadão, ajudando a derrubar as barreiras associadas ao estigma e à descriminação que acompanham estas problemáticas.

A 29 de Abril será discutida a “Violência familiar e Saúde Mental”, com as contribuições do Dr. João Redondo (Psiquiatra), Coimbra, e da Prof.ª Doutora Madalena Alarcão (Psicóloga), Coimbra.

A sessão do dia 13 de Maio será dedicada à “Promoção da Saúde Mental: uma perspectiva desenvolvimental”, com as participações da Dr.ª Beatriz Pena (Pedopsiquiatra), Coimbra, e do Prof. Doutor Rui Paixão (Psicólogo), Coimbra.

O ciclo termina no dia 27 de Maio com uma sessão dedicada ao tema “Saúde Mental: estratégias para a educação e sensibilização do público” que contará com as presenças do Dr. Fernando Almeida (Médico de Saúde Pública), Coimbra, Enf.º Hélder Lourenço, Viseu, e do Prof. Doutor Adriano Vaz Serra (Psiquiatra), Coimbra.

Todas as sessões são comentadas pelo Prof. Doutor João Maria André (Professor de Filosofia e Encenador), Coimbra.

A iniciativa conta com os apoios do Grupo Violência: informação, investigação, intervenção, Rotary Club de Coimbra Santa Clara, Diário de Coimbra, Diário As Beiras, Hotel Dona Inês e Lizarran Coimbra.

Sem comentários: