quinta-feira, março 06, 2008

Minerva recordou Afonso Duarte



O Instituto de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e a Livraria Minerva recordaram Afonso Duarte em mais uma sessão das Terças-Feiras de Minerva, que contou com a apresentação do poeta por José Ribeiro Ferreira e leitura de poemas por Maria Amélia Campos e Miguel Monteiro de Sena, do Grupo Thíasos.

A sessão teve como base Vitorino Nemésio que, numa alocução proferida no castelo de Montemor-o-Velho durante a homenagem feita ao poeta em 1956, manifestou “a esperança, senão a certeza” de que Afonso Duarte, “vencendo o olvido, viverá sempre moço nos seus poemas”.

Não se confirmou, infelizmente, a esperança, quase certeza de Vitorino Nemésio, afirmou José Ribeiro Ferreira. “Apesar da sua qualidade e depuração formal, da sua beleza estética e vibração poética, Afonso Duarte entrou — pode dizer-se — no limbo imerecido esquecimento após a sua morte”, acrescentou, lamentando ainda que o poeta da Ereira não tenha, sequer, conseguido “entrada na História da Literatura Portuguesa de António José Saraiva e Óscar Lopes”.

Mas “será que o cinquentenário da morte é capaz de sacudir alguma espessura do pó do esquecimento que pesa sobre a obra deste poeta?”, interrogou ainda o professor de Estudos Clássicos da FLUC. Para José Ribeiro Ferreira, Afonso Duarte foi “um excelente poeta que ‘soube honrar as palavras, restituindo-lhes no silêncio e no isolamento a verdade com que, com o uso, lhes vamos tirando dia a dia e pouco a pouco’, soube voltar-se às dores e alegrias dos outros e suas, tomando-as como ‘belos pretextos de canções’ e ‘convertendo-as, pela poesia, em autênticos estímulos de comoção e de piedade, em fontes de amor e traços de união humana”.

No próximo dia 11, pelas 18h30, a Livraria Minerva e o Departamento da Cultura da Câmara Municipal de Coimbra promovem, na Casa Municipal da Cultura, mais uma sessão das Terças-Feiras de Minerva.

A sessão versará o tema “Inundações rápidas em Portugal – os riscos e as catástrofes”, e será da responsabilidade de Fernando Rebelo. Estarão também presentes o Governador Civil do Distrito de Coimbra, Henrique Fernandes, que preside à sessão, o Vereador da Cultura, Mário Nunes, o Segundo Comandante Distrital de Operações de Socorro e ex-comandante dos Bombeiros Voluntários de Coimbra, Paulo Palrilha, e Isabel de Carvalho Garcia, das Edições MinervaCoimbra.










Sem comentários: