sábado, março 15, 2008

Imaginação dominou “Chá com Lágrimas”


Realizou-se no Hotel Quinta das Lágrimas mais uma sessão da iniciativa mensal “Chá com Lágrimas”, desta vez dedicada ao tema da “Imaginação”, e integrada na X Semana Cultural da Universidade de Coimbra.

A intervenção esteve a cargo de António Filipe Pimentel, pró-reitor da Universidade de Coimbra, que abordou o tema “Da razão dos imaginários” a propósito do colóquio “Os Heterónimos da Imagem: arte e imaginação”, organizado pelo Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras, ao qual preside.

À volta da concepção de imagem, António Filipe Pimentel falou da sua relação com a imaginação, sendo esta última, afirmou, “ponto angular da nossa própria razão de existência”. No entanto, toda a civilização tem sido construída com o objectivo de sistematizar o conhecimento ao arrepio da imaginação, procurando-se reduzir tudo cientificamente a matéria compendiável.

Abordando ainda a noção de património artístico, bem como a nossa relação com esse património, António Filipe Pimentel recordou também importância do imaterial e a necessidade da sua preservação.

Ainda a propósito do colóquio realizado pelo IHA, o pró-reitor desafiou os presentes a visitarem, no Jardim Botânico, as esculturas de Rui Chafes, exposição inaugurada no âmbito da iniciativa e que ficará patente durante os próximos meses.

Durante o chá houve ainda leitura de poemas de Fernando Pessoa por João Rasteiro e Rita Grácio, da Oficina de Poesia, e música com guitarra de Coimbra pela mão de Paulo Soares e Luís Marques.

O “Chá com Lágrimas” é a mais recente criação da Fundação Inês de Castro, em parceria com as Edições MinervaCoimbra e o Hotel Quinta das Lágrimas, e tem por objectivo relembrar a ambiência das velhas tertúlias coimbrãs, razão que explica o espaço dado ao diálogo artístico e cultural, num clima da maior informalidade. A iniciativa conta com o apoio da Empresa Municipal de Turismo.

A próxima edição do "Chá com Lágrimas" realiza-se a 10 de Abril e será subordinada ao tema "Chá com Rosas".












Sem comentários: