quarta-feira, fevereiro 27, 2008

Minerva recorda textos da nossa memória colectiva



A Livraria Minerva realizou mais uma sessão das Terças-Feiras de Minerva dedicada aos TEXTOS DA NOSSA MEMÓRIA COLECTIVA, com a presença de Maria Regina Rocha. O poema de Fernando Pessoa, "Mensagem", deu o mote a uma sessão muito participada pelo público presente, que a par de Maria Regina Rocha, recitou em uníssono alguns dos poemas que constituem a "Mensagem", afinal, um dos textos da nossa memória colectiva.

Maria Regina Rocha analisou a obra passo a passo, destacando cada uma das suas três partes — Brasão, Mar Português e O Encoberto —, seleccionando de cada uma delas alguns dos poemas que mais marcaram as várias gerações de portugueses.

Do mito do sebastianismo que perpassa ao longo da "Mensagem", até à glorificação de Portugal e das suas glórias passadas, numa clara percepção messiânica da nação, Fernando Pessoa deixa claro ao longo de todo o texto a noção de que é Deus quem quer que os portugueses sejam como são e que toda a obra nasce de um sonho, não sendo necessário que as coisas existam para que acreditemos nelas.

Questionada ainda pelos presentes sobre o interesse dos jovens de hoje por este tipo de textos, alguns deles actualmente já fora dos currículos do secundário, Maria Regina Rocha assegurou que "quando ensinamos e contextualizamos as obras, eles aprendem. Não podemos é ler as coisas à luz de séculos passados. Mas podemos mostrar que há valores que perduram".

Efectivamente, acrescentou ainda, "pode sempre estabelecer-se pontes entre algo que acaba por ser comum ao Homem de todas as épocas". Para a professora, "a literatura tem tudo e tirá-la aos jovens é fazer com que eles fiquem mais pobres".

Maria Regina Rocha é professora da Escola Secundária José Falcão, com larga experiência de ensino da Literatura Portuguesa. É consultora do "Ciberdúvidas da Língua Portuguesa", participa em emissões do programa "Páginas de Português", da Antena 2, e é autora dos conteúdos linguísticos do programa "Cuidado com a Língua!", transmitido na RTP.

A próxima Terça-Feira de Minerva é já no dia 4 de Março, pelas 21h30, e será dedicada ao poeta Afonso Duarte, assinalando a Livraria Minerva deste modo o cinquentenário da sua morte.

A sessão estará a cargo de José Ribeiro Ferreira, incluindo leitura de poemas por elementos do grupo Thíasos do Instituto de Estudos Clássicos da FLUC.




Sem comentários: