quarta-feira, janeiro 23, 2008

MinervaCoimbra publica pela primeira vez em Portugal obra sobre Infografia de Imprensa



As Edições MinervaCoimbra, o Director da Colecção Comunicação,
Mário Mesquita e a Autora têm o prazer de convidar
para o lançamento do livro

INFOGRAFIA DE IMPRENSA
História e análise ibérica comparada

de Susana Almeida Ribeiro.

A apresentação será feita por António Granado
(jornalista do Público e professor universitário).

A sessão realiza-se no próximo dia 28 de Janeiro,
pelas 21h15, na Livraria Minerva,
Rua de Macau, 52 (Bairro Norton de Matos) em Coimbra.



INFOGRAFIA DA IMPRENSA é a única obra publicada sobre o tema em Portugal.

As infografias são uma das ferramentas mais úteis do jornalismo moderno. Das infografias das páginas dos jornais aos gráficos animados online, estes utensílios informativos estão a ganhar espaço. As infografias simplificam, resumem, aclaram e fazem reter a informação nas mentes dos leitores. Elas dão a conhecer pormenores que as fotografias não captam e explicam fenómenos que a palavra escrita nem sempre consegue fazer passar, por muito descritiva que seja. As infografias são visualidade. Elas mostram. Condensam o que de importante há a reter em determinada notícia e apresentam-na num "formato de leitura rápida". Com uma vista de olhos, o leitor apressado de hoje consegue captar o básico sobre determinado fenómeno ou acontecimento. Mais que necessárias, as infografias assumem um papel de utilidade pública. Elas são uma democratização dos gráficos explicativos que antigamente só se podiam ver em enciclopédias ilustradas.
Esta obra é um esforço de síntese teórica do universo da infografia: o que são infografias, de que forma se inserem no contexto do jornalismo visual, quando surgiram e em que jornais. Exibe-se igualmente a primeira infografia publicada na imprensa periódica portuguesa, que data de 1723, e ensaia-se um primeiro “retrato de família” da classe profissional em Portugal.


Susana Almeida Ribeiro nasceu a 26 de Maio de 1977 em Coimbra. Licenciou-se em Jornalismo pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra em 1999. Iniciou a actividade profissional no publico.pt, em Dezembro desse mesmo ano, trabalhando para o serviço noticioso “online” Última Hora, onde está ainda hoje.
Em 2003, quando ingressou no mestrado de Comunicação e Jornalismo, na UC, deslocou-se de Lisboa para a delegação do jornal Público em Coimbra. No decurso da tese de mestrado que subjaz a esta obra viveu em Madrid durante seis meses, de Fevereiro a Julho de 2004, com uma bolsa Erasmus.

Foto: © Artur Carvalho

Sem comentários: