terça-feira, agosto 14, 2007

Monsenhor Nunes Pereira


Nas comemorações do centenário do nascimento
de Monsenhor Nunes Pereira,
as Edições MinervaCoimbra recomendam a leitura de

MONSENHOR NUNES PEREIRA
JOSÉ MARIA PIMENTEL
MARIA DA CONCEIÇÃO OLIVEIRA

ISBN: 972-798-015-5 . 2001
234 páginas . 59,86 euros


Monsenhor Nunes Pereira, 3/12/1906 – 1/06/2001, foi um artista reconhecido com uma obra de rara dimensão e valor. Entre Setembro de 1999 e Abril de 2000, os autores acompanharam-no numa visita aos locais mais significativos da sua vida, realizando uma fotoreportagem que retrata esse percurso.

“Sempre munido de caneta e papel, percorreu a vida a registar o que lhe despertava o olhar: são cadernos e cadernos de desenhos, gravuras, aguarelas, espalhados entre o seu actual atelier e escritório no Seminário, a casa da Portela (Coimbra), o museu em Fajão (Pampilhosa da Serra), as colecções particulares; são as muitas xilogravuras, vitrais e trabalhos em ferro existentes em igrejas do país e outros edifícios. Deparámos com surpresa que, entre as muitas disciplinas artísticas que praticou, também a banda desenhada mereceu a sua atenção permitindo, ocasionalmente, dar curso a um sentido de humor familiar a quantos o conhecem.
A recolha de imagens foi feita ao ritmo das nossas deambulações, sem encenações nem poses, assim, espontaneamente, de sua autoria e em jeito de comentário, as quadras que as acompanham.”

Sem comentários: