quarta-feira, junho 06, 2007

Análises da Saúde




As Edições MinervaCoimbra promoveram no dia 1 de Junho o lançamento do livro "Análises da Saúde", de Pedro Pita Barros.

A apresentação da obra esteve a cargo de João Pereira, professor da Escola Nacional de Saúde Pública e presidente da Associação Portuguesa de Economia da Saúde, e do jornalista João Vieira Pereira, do semanário Expresso e ex-director do Semanário Económico.

Na sessão estiveram presentes, entre outros, Francisco Ramos, secretário de Estado da Saúde, Luis Campos e Cunha, ex-ministro das Finanças e professor da Faculdade de Economia da Nova de Lisboa, Diogo de Lucena, administrador da Fundação Calouste Gulbenkian, Pedro Canas Mendes, ex-presidente do Conselho de Administração do Hospital Curry Cabral, Artur Vaz, do Grupo Espírito Santo Saúde, e Paula Santana, investigadora da Universidade de Coimbra na área da Geografia da Saúde.

Trata-se de um conjunto de textos, publicados em vários locais entre 1999 e 2007, que dão um olhar, de economista, sobre o sector. “A intenção é levar a ver com curiosidade e mente aberta dilemas e especificidades que associamos à saúde”, refere o autor.

“A saúde figura de forma regular nas principais preocupações dos portugueses, mas o desejo da sociedade de garantir que ninguém fica privado de cuidados de saúde é cada vez mais complexo de assegurar. Recursos limitados e escolhas que é preciso fazer são uma realidade também na saúde, e têm que ser feitas”.

No livro, Pedro Pita Barros analisa alguns dos temas que mais atenção foram merecendo nos últimos anos na área da saúde — taxas moderadas, listas de espera, transformação jurídica dos hospitais, política do medicamento e liberalização das farmácias e, também, os problemas de contenção de custos e orçamentos do Serviço Nacional de Saúde.

“O aspecto comum de todos os textos, diria que está na aplicação de conceitos de teoria económica a situações reais, a discussões concretas e a propostas de intervenção em termos de política económica na área da saúde”, refere o autor, acrescentando que não pretende “ter uma visão integrada de todo o sistema de saúde português, ou sequer ter uma sua apreciação exaustiva. Foi, para mim, mais importante ir desvendando puzzles, desmontando o que me pareceu serem concepções menos acertadas sobre o funcionamento do sistema, ou discutir a natureza, menos feliz nuns casos, adequada noutros, de algumas das medidas de política propostas para o sector ao longo destes anos”.

Ainda segundo Pedro Pita Barros, “este não é um livro destinado a um grupo particular, esperando apenas que a sua leitura ajude a construir uma visão sobre as características do funcionamento económico do sector” da saúde. Sem apresentar teses ou modelos específicos, o autor apenas defende “a importância da análise crítica e objectiva, que salte para além da reacção imediata, do que é o nosso sector da saúde e das intervenções que nele têm lugar”.
Conseguir perceber a realidade das relações económicas no sector da saúde de uma forma consistente é um desafio permanente, que se procura partilhar com estas “análises”.

Pedro Pita Barros é doutorado em Economia. Professor Catedrático da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, é Research Fellow do Center for Economic Policy Research (Londres). Foi vogal do Conselho de Administração da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos e presidente do Conselho Científico da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa. O seu trabalho académico desenvolve-se nas áreas de regulação económica, defesa da concorrência e economia da saúde. Publica regularmente em revistas científicas de circulação internacional.







Sem comentários: