quinta-feira, maio 24, 2007

A Génese Grega da Língua Portuguesa


Com distribuição MinervaCoimbra, foi recentemente apresentada em Lisboa, a bordo do belíssimo paquete Athena, a obra "A GÉNESE GREGA DA LÍNGUA PORTUGUESA. Sinopse vocabular", da autoria de Maria Alcina dos Mártires Lopes.

A apresentação coube ao Prof. Custódio Magueijo.

Na mesa estava também o Mecenas desta obra, o Senhor Georgios Potamianos (armador de nacionalidade grega), que desde o ínicio deste projecto se mostrou entusiasmado e interessado na revalorização da Cultura Grega, com quem o mundo ocidental contraiu relações tão fortes quanto indestrutíveis e inquestionáveis de simbiose perfeita.

Estiveram ainda presentes os Embaixadores da Grécia e de Chipre e respectivas esposas.

"A Língua Portuguesa é a herança prioritária da Língua Grega, numa percentagem de cerca de 80 por cento para um universo de vocábulos polivalentes no campo das Letras, das Artes, das Ciências, em áreas especializadas e até do nosso quotidiano — os casos de megera ou de piropo, esquilo ou polvo, energia e simpatia, osmose ou sincretismo, polícia e amnistia, a escola, entre muitos outros".

Estudar a Cultura Grega nas suas múltiplas vertentes é como estarmos na posse do nosso código genético, a partir da Mãe-Grécia. Ela permite melhor conhecimento de nós próprios, bem como a consciencialização dos outros povos no contexto europeu.






Este trabalho dirige-se a qualquer utilizador da Língua Portuguesa que tenha curiosidade e desejo de saber a origem e o sentido primeiro do vocábulo de que se está a servir.

O objectivo principal é dar a conhecer o espólio lexicográfico, de origem grega, a todo o espírito interessado em avaliar o grau quantitativo e qualitativo de herança das raízes do seu vocabulário. É o nosso património vocabular que foi transmitido em longas e sucessivas dádivas culturais.



«A Europa que somos… tem a sua tríplice raiz na Grécia, Roma e Cristianismo. […] Mas é na Grécia que mais claramente nos revemos pelo que de fundamental nos trouxe […]. O percurso do nosso saber não parte muitas vezes do saber anterior, mas é para lá que se dirige como numa árvore genealógica».

A obra está já disponível nas livrarias de todo o país.

Sem comentários: