sábado, novembro 25, 2006

Algumas coisas com importância


As Edições MinervaCoimbra apresentaram o livro de poesia de Manuel dos Santos, “Algumas coisas com importância”. A sessão, que decorreu no anfiteatro da Escola Superior Agrária de Coimbra, contou com a presença de Alfredo Maia, presidente do Sindicato dos Jornalistas, que apresentou a obra.





“Este «Algumas coisas com importância»”, afirmou o apresentador, “interpela-nos acerca do modo como cada um de nós rege os seus dias nessa marcha do tempo – incessante, complexa, armadilhada com contradições, animada por avanços e conquistas e angustiada por retrocessos”.

Manuel dos Santos faz do seu livro “um manifesto de exortação e de resistência”, levando os leitores ao “questionamento” e ao “combate, aqui e ali polvilhado com estrofes de esperança e de amizade”, sempre “animado pela convicção de que cada um de nós tem o dever irrenunciável de sonhar, de propor, de agir, de resistir”.




A escrita de Manuel dos Santos sugere, ainda segundo Alfredo Maia, uma “rotura deliberada com certos modos de pensar e de fazer poesia”, na qual o poeta mergulha, lançando mão de metáforas e repudiando “a inutilidade ofensiva da palavra que não germina, que não produz, que não transforma, mas que ludibria, que atraiçoa”.



Manuel Ferreira dos Santos nasceu em Coimbra em 1950 e reside em Eira Pedrinha, Condeixa-a-Nova. Possui o curso de Regente Agrícola pela Escola Agrícola de Coimbra e a licenciatura em Biologia pela Universidade de Coimbra. Foi técnico do Ministério da Agricultura até 1989 e, desde então, tem sido responsável pelo Instituto da Conservação da Natureza na região Centro.

“Algumas coisas com importância” é o seu primeiro livro.

Sem comentários: