domingo, outubro 22, 2006

Fundamentos da Anestesia em Ortopedia


Realizou-se ontem, no Grande Hotel do Luso, no âmbito do Simpósio Tempo do Interno, o lançamento da obra “Fundamentos da Anestesia em Ortopedia”, da autoria de José Martins Nunes e colaboradores.



A apresentação esteve a cargo de Lucindo Ormond, Presidente da Sociedade Portuguesa de Anestesia, e Jorge Reis, Presidente do Colégio da Especialidade de Anestesiologia.

Participaram ainda o Presidente do Conselho de Administração dos HUC, Agostinho Almeida Santos, que presidiu à sessão, e Aquiles Gonçalves, que leu uma mensagem enviada por Carlos Parsloe.






Este livro foi editado pelo Serviço de Anestesiologia dos HUC e tem distribuição das Edições MinervaCoimbra.









"Em 2001, a edição “Anestesia em Ortopedia” iniciava o texto introdutório com as seguintes palavras da autoria do então Director do Serviço Dr. A. Lopes Craveiro:
“Na época actual, a evolução das técnicas cirúrgicas na resolução de casos até há pouco tidos como insolúveis é uma esperança no prolongar da vida. A grande quota-parte nesta evolução, deve-se sem dúvida à Anestesia, criando as condições necessárias para o seu êxito”.

Estas palavras permanecem verdadeiras. A Anestesiologia continuou o reforço do conhecimento na Medicina Anestésica o que permitiu o desenvolvimento e incremento da sua actividade. Surgiram entretanto novos medicamentos, novas possibilidades e novos instrumentos de actuação. Diria que esta especialidade é “central” na actividade hospitalar, dando simultaneamente e diariamente o seu contributo nas áreas mais diversificadas: anestesia fora do bloco, tratamento da dor aguda, tratamento da dor crónica, emergência para além de toda a actividade anestésica no Bloco Operatório.

Mais de 70% desta edição é nova ou foi profundamente revista. Introduzimos também novos textos sobre áreas conexas à prática clínica, como sejam os temas jurídicos, éticos e de gestão. Fizemo-lo com a convicção de que o conhecimento nesta área pode constituir uma “alavancagem” na prática clínica diária. Vivemos momentos de grande incerteza, onde o conhecimento pode fazer a diferença. A procura de novas soluções no contexto da inovação e no quadro da globalização, exige aos Médicos – no caso aos Anestesiologistas - competências que até agora não faziam parte das suas preocupações.

Por tudo isto preferimos mudar o título do livro em relação à primeira edição, para “Fundamentos da Anestesia em Ortopedia”, criando um novo capítulo para áreas não científicas.

Nos dias de hoje as tarefas profissionais e pessoais diminuem irremediavelmente o tempo disponível ao lazer e à serenidade de reflexão. Entendemos que ao escrever sobre um tema tão específico como a Anestesia em Ortopedia, teríamos de nos obrigar a que o mesmo fosse compensado pela facilidade da leitura e pela lógica da compreensão. Tentámos, mas só o leitor saberá se conseguimos dar ao texto uma morfologia simplificada, na sempre difícil conciliação entre o rigor da Ciência e os propósitos da prática clínica.

Como referimos na Edição anterior “…o tema (…) pretende assim, ser uma leitura auxiliar na formação, e simultaneamente ponto de reflexão para todos os que se interessam por esta área.”

“Fundamentos da Anestesia em Ortopedia”, só foi possível porque pudemos contar com a colaboração e entusiasmo de uma vasta equipa de Anestesiologistas e de Internos da especialidade e o incentivo do Prof. Carlos Parsloe que, de cada vez que lhe enviávamos um texto para apreciação, tinha uma palavra de encorajamento, o, que nos obrigou a ficar comprometidos com uma versão final bastante ampliada.

Em meu nome pessoal e em nome de todos os co-autores deste livro, quero transmitir o meu profundo agradecimento ao Prof. Carlos P. Parsloe, Ex-Presidente da WFSA - Federação Mundial das Sociedades de Anestesiologia - pelo entusiasmo com que nos contagiou na produção dos temas e a honra que nos concedeu ao prefaciar esta obra. Conhecemos o Prof. Carlos Parsloe em 1992, em Lisboa, durante o Congresso Luso-Brasileiro de Anestesiologia. Nunca mais nos quisemos distanciar desta insigne figura, discípulo de Ralph M. Waters e uma referência Mundial da Anestesia Moderna".

José Martins Nunes
Chefe de Serviço, Director do Serviço de Anestesiologia
e Coordenador do Bloco Operatório Central dos Hospitais da Universidade de Coimbra







José Martins Nunes nasceu em Faro em 1950, onde concluiu os estudos Liceais. Ingressou em 1969 na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, tendo-se licenciado em 1975.

Frequentou o Internato de Anestesiologia nos Hospitais da Universidade de Coimbra, tendo ingressado nos respectivos quadros em 1984. Estagiou em Bordéus – Tripode Portman – e Barcelona – Clarós. De 1993 a 2004 dedicou-se à Anestesia para Ortopedia. Foi coordenador do Gabinete do Utente dos HUC de 2002 a 2004. Chefe de Serviço de Anestesiologia desde 2003. Director do Serviço de Anestesiologia e Coordenador do Bloco Operatório Central desde 2005. Director Clínico Adjunto em 1990 e 1991, Secretário de Estado da Saúde do XII Governo Constitucional em 1991, 1992 e 1993. Representante da Presidência do Conselho de Ministros – Ministro-adjunto – na Comissão para Instalação do Observatório Europeu da Droga em 1994 e 1995. Assessor do Conselho de Administração dos HUC de 2003 a 2005. Colaborador da Sociedade Portuguesa de Anestesiologia em diversas iniciativas, tendo coordenado o “Grupo de Missão para a Modernização da Anestesiologia Portuguesa”. Membro efectivo eleito do Colégio da Especialidade de Anestesiologia e Coordenador do Colégio na Zona Centro, desde 2006.

Apresentou e publicou diversos trabalhos científicos em Congressos e Revistas em Portugal e no Estrangeiro, tendo merecido por duas vezes prémios da Sociedade Portuguesa de Anestesiologia.

Escreveu as obras: “Uma visão Política, Ética e Social da Reprodução Medicamente Assistida”, Edição do Ministério da Saúde, 1992; “Da essência dos princípios à excelência da decisão”, Edição do Autor, 1994. Editou e publicou o livro “Anestesia em Ortopedia – 2001” coordenando uma vasta equipa de autores. “Anestesia – Contributos para a História da Anestesiologia” Edição do Autor, 2005.

Sem comentários: