quinta-feira, julho 27, 2006

Hélia Correia nas Terças-Feiras de Minerva



A Livraria Minerva, em colaboração com o Instituto de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, promoveu uma sessão das Terças-Feiras de Minerva dedicada à apresentação da obra de Hélia Correia e Henrique Cayatte, “Mopsos, o Pequeno Grego II – A Coroa de Olímpia”.






Com a presença da escritora e do ilustrador, a obra foi apresentada por José Ribeiro Ferreira e a sessão contou ainda com a dramatização de fragmentos de poesia grega sobre o vinho e a leitura de passos da obra de Hélia Correia por elementos do grupo de teatro Thíasos, do Instituto de Estudos Clássicos.

“Mopsos, o Pequeno Grego II – A Coroa de Olímpia” é o segundo volume da série centrada na personagem do pequeno Mopsos, filho de Apolo e neto do grande adivinho Tirésias, que já faz as delícias de muitos leitores.




Depois de, no volume anterior, “O Ouro de Delfos”, se ter acompanhado o protagonista na visita ao grande santuário e oráculo do deus da claridade, da razão, da poesia e da música, Hélia Correia leva-nos agora a outro grande santuário da Grécia antiga, para assistir à realização dos primeiros Jogos Olímpicos, criados por Héracles e viver os últimos momentos da sua organização e da construção das estruturas necessárias a acolher atletas e delegações, sentir as emoções da chegada dos participantes e concorrentes, e o sabor das alegrias da vitória.






Tal como no o volume anterior, também este aparece ilustrado com desenhos simples e sugestivos de Henrique Cayatte. Ilustrações singelas, de traço seguro, e que são um regalo estético, provando que Hélia Correia e Henrique Cayatte foram uma dupla feliz.

Em suma, “Mopsos, o Pequeno Grego II – A Coroa de Olímpia” oferece prazer estético na leitura e na contemplação das ilustrações deixa o leitor ansioso pelo próximo volume já anunciado - “Mopsos, o Pequeno Grego III – O Carneiro da Cólquida” – que naturalmente proporcionará a companhia de Jasão e dos Argonautas, com suas aventuras na terra de Medeia, mas também a presença, intensa e excessiva, dessa terrível e fascinante mulher que nunca se deixa vencer ou se dá por vencida.

As Terças-Feiras de Minerva regressarão em Setembro.

Sem comentários: