quinta-feira, junho 08, 2006

Blogosfera no Público

"Os blogues democratizaram a Web e quebraram as restrições dos media"

Em todo o mundo o número de blogues duplica de seis em seis meses e, em cada segundo, um novo blogue é criado. Apesar dos números impressionantes, a blogosfera é ainda um espaço marginal para o universo de utilizadores da Internet e estes são uma pequena parte quando comparados com o número de pessoas que não acedem à Web. Que razões explicam então a enorme visibilidade alcançada pelos blogues e que os tornou alvo da cobiça de empresas em busca de novos espaços para publicidade?
Na opinião de António Granado, chefe de redacção do PÚBLICO e docente na licenciatura em Jornalismo da Universidade de Coimbra, a grande característica inovadora que os blogues introduziram foi a "democratização da Web" e a possibilidade de "qualquer pessoa publicar o que entender, quando entender". Já Rogério Santos, docente de Comunicação Social e Cultural na Universidade Católica Portuguesa, prefere realçar a enorme especialização atingida pelos blogues, que os levou a assumirem-se como "fontes complementares dos media tradicionais".
O fenómeno de expansão e visibilidade dos blogues foi um dos pontos que marcaram a "Reflexão em torno da Blogosfera", promovida terça-feira à tarde pela Livraria Minerva, em Coimbra, e que juntou na mesma mesa os autores dos blogues Ponto Media (António Granado) e Indústrias Culturais (Rogério Santos).
Insistindo na característica "democrática" dos blogues em contraste com a "inacessibilidade" e as "restrições" impostas pelos meios de comunicação tradicionais, António Granado defendeu que a visibilidade alcançada pela blogosfera não vai esmorecer. "É uma ferramenta que permite que qualquer pessoa publique o que bem entender, quando bem entender, praticamente de todo o lado. Já existem telemóveis que permitem fazer publicação de posts.
Este é o único media onde os utilizadores têm uma liberdade total e espaço gratuito para publicar", afirmou.
Rogério Santos comparou o movimento de expansão da blogosfera ao da rádio no início do século XX, um movimento, sublinhou, de "progressiva proliferação de um meio ou ferramenta das elites até à população em geral".
Será este processo de expansão que irá definir o impacto que a blogosfera poderá assumir, embora os primeiros sinais sejam já visíveis: "Os blogues estão a adquirir uma faceta comercial e de potencial económico que as empresas estão a descobrir e que vai acrescentar-se ao lado lúdico que já possui."
Segundo António Granado, existem, no estrangeiro, empresas que observam blogues para encontrar novos espaços publicitários, uma tendência que considera ser natural na medida em que diversos blogues são referências em determinadas áreas de conhecimento. "Os blogues têm grande potencial económico porque muitos se tornaram verdadeiros faróis. Os autores
mostraram que sabiam escrever sobre determinado assunto e hoje há blogues que são muito melhores sobre determinadas matérias do que o PÚBLICO ou a SIC Notícias", defendeu.

André Jegundo

Sem comentários: