segunda-feira, maio 22, 2006

Quites, Detalhes e Puyazos no Diário As Beiras

“QUITES, DETALHES E PUYASOS”
Minerva edita livro de João Cortesão sobre tauromaquia


O trabalho consiste num conjunto de artigos sobre os intervenientes na “festa” publicados na revista “Farpas”, agora comentados pelos visados.

A obra “Quites, Detalhes e Puyasos”, em que João Cortesão caracteriza cada um dos intervenientes na “festa brava”, vai ser lançada pelas Edições Minerva Coimbra no próximo sábado, às 18H00, no castelo de Montemor-o-Velho. A apresentação estará a cargo da professora doutora Ana Paula Arnaut, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e os respectivos direitos de autor reverterão a favor do Núcleo Regional do Centro da Associação de Paralisia Cerebral.
O livro, com cerca de três centenas de páginas, consiste na compilação de um conjunto de artigos publicados pelo autor na revista “Farpas”, através dos quais procurava, nomeadamente, reflectir sobre as razões que iam contribuindo, em seu entender, para a crise da “festa”. Agora, juntou-lhe as críticas dos visados.
Nascido, há 59 anos, em S. Martinho do Bispo, João Cortesão, após ter estudado no então liceu D. João III e na Escola de Regentes Agrícolas de Coimbra, concluiria o curso em Santarém, onde simultaneamente prosseguiu a sua carreira de forcado. “A minha vida”, confessa, “estendeu-se também ao râguebi. Fui treinador das classes jovens da Académica e team manager da selecção nacional da categoria que disputou o mundial de 2004, na África do Sul”. Gonçalo Almeida, que ilustra o livro, é, de resto, jogador de râguebi da Académica.
Quando deixou de pegar toiros, João Cortesão, além de se dedicar á descoberta de cavalos de toureio para algumas das primeiras figuras desse tipo de lide, como o francês Luc Jalabert, tornou-se apoderado de vários toureiros portugueses, espanhóis e franceses, como os irmãos Peralta, Fermin Buarque Domec, António Inácio Varga e Gine Cartagena. Formou, ainda, o primeiro quarteto feminino, as “Spice Girls” do toureio.
A escola de Montemor-o-Velho para lançamento da obra deve-se, segundo o autor, ao facto da vila ser “a capital do Baixo Mondego e local com papel decisivo no reforço da aficion na região Centro do país”. Quanto à apresentadora do livro, é também ela uma grande aficionada e autora, inclusivamente, de um livro sobre as relações entre a igreja e as touradas, a partir do século XV.
A cerimónia, que contará com as presenças do presidente da Câmara Municipal, Luís Leal, e da responsável da editora, Isabel Garcia, será antecedida de um recital de música pelo Conservatório de Coimbra e, logo que concluída, terá lugar a lide de uma novilha por um jovem toureiro. A concluir, está prevista uma degustação de sabores da Gândara e do Baixo Mondego, organizada por um grupo de amigos de João Cortesão, acompanhada por fado, cante hondo e guitarra clássica.

Sem comentários: