sábado, março 25, 2006

Arquitectura iniciou Ciclo da Arte na Livraria Minerva



“Arquitecturas” e não arquitectura, no singular, foi o título escolhido por José Pedreirinha para a palestra de abertura do Ciclo da Arte, promovido pela Livraria Minerva em conjunto com a Escola Universitária das Artes de Coimbra – EUAC, no âmbito das Terças-Feiras de Minerva.




“Arquitecturas porque há várias formas de abordarmos a arquitectura”, elucidou José Pedreirinha, que não referiu, na sua intervenção, um único arquitecto, optando antes por mostrar imagens gerais de paisagens naturais ou construídas.

O arquitecto convidado abordou, além de muitas outras, a relação entre a arquitectura e dinheiro, entre a arquitectura e o espaço, entre arquitectura e natureza. Para José Pedreirinha a arquitectura é sobretudo uma manifestação cultural, e é nesse aspecto que parece interessante, cada vez mais, poder analisá-la.




“A arquitectura não pode viver desligada da relação com a paisagem natural”, afirmou, “seja para se relacionar intimamente com ela, seja para se lhe opor”. E se quando se fala de arquitectura, pensa-se sempre numa organização de espaço, a verdade é que o homem organiza o espaço de muitas outras formas não arquitectónicas, algumas até pontuais e temporárias.

No final houve um aceso debate sobre a arquitectura urbana actual, e sobre a responsabilidade, ou não, dos arquitectos na construção das cidades modernas, cada vez mais condicionada por factores económicos.




José Pedreirinha foi apresentado por Carlos Sá Furtado. É arquitecto desde 1976 e tem gabinete próprio desde 1980. Desde 1985 que exerce actividade de docente e desde há sensivelmente duas décadas que colabora em diversas revistas e jornais da especialidade, e não só. Tem publicadas várias obras sobre arquitectura. Integra regularmente júris de prémios de arquitectura. É professor, entre outros, da Universidade Lusíada, em Lisboa, e da Escola Universitária das Artes de Coimbra – EUAC, onde coordena o curso de arquitectura.

A sessão realizou-se no âmbito do Ciclo da Arte, integrado das Terças-Feiras de Minerva, e promovido pela Livraria Minerva em colaboração com a Escola Universitária das Artes de Coimbra – EUAC.




Para assinalar o Dia Mundial da Poesia, Maria Lucília Mercês de Mello leu um poema de sua autoria no início da sessão.

O Ciclo da Arte prossegue no próximo dia 28 de Março, desta vez com a presença de Maria Isabel Azevedo, que abordará o tema “A Luz como material plástico”. A palestrante será apresentada por António Melo.

As sessões realizam-se às 18h30, na Livraria Minerva, Rua de Macau 52, Bairro Norton de Matos, em Coimbra.

Sem comentários: