quarta-feira, fevereiro 08, 2006

Rota das Artes nas Terças-Feiras de Minerva




Realizou-se esta semana mais uma Terça-feira de Minerva, desta feita com a presença da Associação de Antigos Alunos da ARCA-EUAC (Escola Universitária de Artes de Coimbra). A sessão teve como ponto principal o lançamento do livro “Rota das Artes – Encontros de Arte Contemporânea. Exposição itinerante #1_05”, que reúne o resultado do projecto com o mesmo nome que decorreu durante o ano passado em 6 concelhos da região Centro.



“Uma aventura extremamente interessante e enriquecedora, proporcionando contactos com pessoas de diferentes formações e convicções que de certa forma contribuíram para a evolução do próprio projecto”, afirmou António Azenha, presidente da associação.



O livro foi apresentado por António Pedro Pita, delegado regional da Cultura do Centro, para quem o mérito do projecto é “ligar os locais onde esteve”, nomeadamente através da arte.
Ainda segundo António Azenha, que anunciou a segunda edição do projecto para este ano, “a actividade contribuiu para abrir novos horizontes àqueles que nela participaram (crianças, pais, professores e educadores) não só quanto à forma como se olha a arte, mas também aos aspectos relacionados com a sua produção, criatividade e sentido crítico”.



O projecto anterior envolveu seis exposições e seis ateliers realizados respectivamente em: Coimbra, Cantanhede, Penela, Ansião, Figueiró-dos-Vinhos e Guarda, e a exposição final, que contou com um total de 45 obras (11 instalações, 3 obras videográficas, 6 caixas de luz pintadas, 2 desenhos e 23 pinturas) realizadas por dez artistas, foi apreciada nos seis concelhos.



A sessão contou ainda com a participação de Armando Azevedo, autor da introdução do livro e professor na ARCA-EUAC. Os presentes puderam apreciar alguns dos quadros pintados pelas crianças envolvidas no projecto em 2005.








A próxima sessão das Terças-Feiras de Minerva realiza-se no dia 21 de Fevereiro, e terá como convidado Pedro Redol, director do Museu Nacional de Machado de Castro, com o tema "Pintar com a luz: primeiro crepúsculo da arte do vitral".

Sem comentários: