sábado, fevereiro 11, 2006

A Minerva no Indústrias Culturais

LANÇAMENTO DO LIVRO DE CARLA MARTINS: ESPAÇO PÚBLICO EM HANNAH ARENDT


Foi no final da tarde de quinta-feira, no espaço de cultura do El Corte Inglés, o lançamento do livro de Carla Martins, com um título pertencente à editora MinervaCoimbra.

Falaram a editora Isabel Garcia, o orientador da tese de mestrado que deu origem ao livo, António Martins (Universidade de Coimbra), Mário Mesquita, director da colecção de livros, José A. Bragança de Miranda, professor da Universidade Nova de Lisboa e apresentador da obra, e a autora.

Das notas que retirei da apresentação, destaco algumas palavras de Bragança de Miranda, que falou da dificuldade em catalogar Arendt. Embora se possa identificar a autora alemã com a filosofia da política, entende-se a política como colocada depois das revoluções (mormente a francesa) e não coincidinte com o Estado nem estabelecida total e definitivamente pelo direito. Arendt, contrária à divisão governantes/governados, olhou a política não como um problema de dominação mas sim como tendo potencialidade ou infinidade de possibilidades em termos de relação. Por um lado, Arendt faz uma crítica radical do Estado, por outro, salienta a socialização do Estado assistencial. Bragança de Miranda, numa apresentação em forma de tertúlia - como ele bem sabe fazer -, destacou algumas das fragilidades do pensamento de Hannah Arendt, como a ideia de "emigração interna" e a questão da terra (ecologia, nomeadamente).

A autora mostrou o modo de construção do trabalho agora disponível para leitura - o saber oficinal, como, em forma de elogio, o seu orientador sintetizou - e referiu a ambivalência da filósofa alemã, um dos maiores vultos do pensamento do século XX, situada entre a base de uma nova teoria política e a antítese, num sombrio diagnóstico das sociedades modernas.

Antes, Mário Mesquita fizera o elogio da autora. Licenciada em filosofia com a nota mais alta do curso (Universidade de Coimbra), que lhe valeu um prémio da Fundação António de Almeida (Porto), o livro agora editado é a tese do mestrado obtido na mesma universidade. Carla Martins trabalhou como jornalista na RTP, colabora actualmente em várias públicações, caso da MediaXXI, e é professora universitária na Escola Superior de Ciências da Comunicação e Universidade Lusófona. O livro agora publicado é o 40º da colecção "Comunicação" da editora MinervaCoimbra [nas imagens seguintes, vêem-se a falar Mário Mesquita, Bragança de Miranda e Carla Martins].




Sem comentários: