sábado, janeiro 14, 2006

Tentando em vão decifrar


Poesia é desenrolar a Vida

Sonhando, sem inventar,
Penetrar a Natureza,
Humanizando o caminho,

Tentando, em vão,
Decifrar...


As Edições MinervaCoimbra apresentaram o mais recente volume da Colecção Ítaca, de poesia, dirigida por José Ribeiro Ferreira. Trata-se do livro "Tentando em vão decifrar", da autoria de Ana Maria Coelho de Carvalho Azevedo Gomes.




A apresentação decorreu na Livraria Minerva, numa sessão que contou a participação de Emília Celestino da Costa Passanha, que apresentou a autora, e de Isabel de Carvalho Garcia e José Ribeiro Ferreira que leram poemas do livro.



Este é o primeiro livro de Ana Maria Coelho de Carvalho Azevedo Gomes, fruto de escolha feita, ao folhear por acaso o que tinha escrito desde muito jovem. Ao reunir estes versos, a autora tentou partilhar emoções, sentimentos, dúvidas e inquietações.



Ana Maria Coelho de Carvalho Azevedo Gomes nasceu em Lisboa a 19 de Outubro de 1932. Licenciada em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico em 1957, trabalhou durante os dois anos seguintes na Junta de Energia Nuclear. De 1960 até à reforma foi professora do Ensino Secundário, primeiro em Lisboa, depois em Coimbra, onde reside desde 1973.
Casou em 1959, tem quatro filhos e doze netos.




Outono

O Sol descendo a pique
Numa chama laranja,
A flor murcha
Caída no regaço,
A nuvem sonolenta
Cinzenta e fria,
Meu corpo envolvido
Num tépido cansaço

Foi Verão no mar azul,
No abraço quente,
Terno, envolvente
Das noites de luar;
Mas a folha secou,
Algo em nós acabou,
Meu Deus
Que irá restar?

Sem comentários: