quinta-feira, janeiro 26, 2006

Entre Mondego e Cubango

As Edições MinervaCoimbra convidam para o lançamento do livro “ENTRE MONDEGO E CUBANGO”, de Isabel Rainha.
A apresentação será feita pela Dra. Isabel Faria de Albuquerque.
Dia 31 de Janeiro, na FNAC-CHIADO, em Lisboa, a partir das 18h30.


A história de uma família da burguesia rural do distrito de Coimbra que nos anos vinte e, mais tarde, na década de cinquenta, procura em Angola a realização dos seus sonhos e a solução para os seus problemas.
Passada entre o ano de 1900 e o de 2000, esta obra de ficção reflecte alguns dos problemas do país ao longo do século XX. No decurso da história, vão-se sucedendo os conflitos sociais, os amores, os preconceitos, as doenças e a maneira de as tratar, que revelam o modo de encarar a vida em cada época e em dois espaços diferentes, numa pacata vila nos arredores de Coimbra e na maior colónia da República.
As personagens principais são Leonor e o filho, Henrique, ambos vítimas do preconceito de uma sociedade hipócrita.
A história da família é contada por uma das filhas de Henrique que se interessa pela história da avó materna quando descobre algumas cartas e diários no sótão da casa de família. Não tendo conhecido a avó, da qual pouco sabe porque todos fazem questão de a deixar envolta num conveniente mistério, é através daquele pequeno espólio que vai reconstituindo a história da família que habitou a Quinta dos Loureiros.
Juntando à história construída as suas memórias de uma África mítica, sem minas, sem fome, a África de todos os sonhos, a filha de Henrique e Sara vai-nos retratando o Portugal do século XX.
Não pretendendo fazer juízos de valor, as relações entre as personagens e o seu modo de ver o mundo pretendem ajustar-se ao estilo de pensamento local e contemporâneo de cada acção.


ISABEL RAINHA é natural de Soure e professora do Ensino Secundário na área das Ciências Biológicas. É autora dos livros de poesia “O Cerco da Quimera” (1997) e “Canto em Tom Maior” (2001), também das Edições MinervaCoimbra.

Sem comentários: