domingo, novembro 20, 2005

Desenhos de Pinho Dinis na Galeria Minerva

Pinho Dinis e Dalila

Ao comemorar o seu 7.º aniversário, a Galeria Minerva inaugurou, no passado fim de semana, uma exposição de Desenhos e Guaches de Pinho Dinis. A sessão contou com a participação de Paulino Mota Tavares que falou sobre a história e importância do desenho, de Dalila Pinho Dinis, José Ribeiro Ferreira e José Machado Lopes que declamaram poesia, e do grupo musical Alamar, liderado por Sara Travassos, que encerrou com chave de ouro.




“Pinho Dinis revela-se, neste lugar em que se cruzam a sabedoria e a imaginação criadora, como um singular artista da composição e do desenho”, afirmou Paulino Mota Tavares. “Ele alcança, na linha, no plano e na cor, a poesia, o movimento e a maravilha do mundo”.



Debruçando-se sobre a história do desenho, que considerou “o princípio da criatividade”, Paulino Mota Tavares referiu que este “está na base da escrita e da comunicação. A arte do desenho é tão velha como homem. Desde os fenícios, aos gregos e aos romanos que o desenho se agrega, magistralmente, ao homem, à natureza, ao conceito de vida, e à relação que mantemos com o universo”.



Platão refere o desenho e a própria geometria várias vezes nas suas obras, Virgílio fala em desenhar com o arado o circuito de uma cidade, enquanto Tito Lívio lembra o desenho e lugar de um circo, e Statius fala, curiosamente, em traçar um círculo nos ares. Mas muitos outros autores clássicos mencionam o desenho.



“Dentro da sua beleza, variedade, composição e utilidade, o desenho entre no universo do geométrico, do industrial, do mecânico, do topográfico, do pedagógico”, referiu. “Claro que o tempo é outro, é novo, mas o desenho continuará a ser uma arte, já que tanto a linho como o número impelem o universo para o mais infinito, ou melhor, asseguram essa mesma ideia de infinito”.



À pintura, à escultura, à modernidade, “compete descobrir novas formas, novas técnicas, novas linguagens. Sem renegar o tempo, mas também sem renegar o ponto, a linha, o plano e o desenho”, concluiu.



A mostra de Pinho Dinis pode ser visitada até 14 de Dezembro, das 10 às 13 e das 14h30 às 20 horas, de segunda a sábado, na Galeria Minerva, na Rua de Macau, 52, ao Bairro Norton de Matos.

Sem comentários: