quarta-feira, outubro 19, 2005

A Rádio em Portugal e o Declínio de Salazar e Caetano 1958-74

Comemorando os 80 anos da Rádio em Portugal, as Edições MinervaCoimbra associam-se à Escola Superior de Educação de Coimbra, no âmbito de um protocolo na área de Ciências da Comunicação, e convidam para o lançamento do livro "A Rádio em Portugal e o Declínio de Salazar e Caetano 1958-74", da autoria de Dina Cristo.

A apresentação do livro será feita por Sansão Coelho.

A sessão decorrerá na Sala Alice Gouveia, na Escola Superior de Educação de Coimbra, no próximo dia 24 de Outubro (segunda-feira), às 14h30.

A rádio é cumplicidade, ligação de um país que, entre 1958 e 1974, se revela tripartido, entre quem está a favor - da guerra de África e do regime -, quem está contra e quem resiste, a ambos. As lutas ideológicas passam pela escuta fiel do ambiente sonoro que envolve a nação: a rádio de integração, a rádio subversiva e a rádio nova. Portugal é um país à escuta. A rádio é, nos anos 60, o Sistema Nervoso Central da sociedade portuguesa.
Como é a telefonia antes do 25 de Abril? Que relações há entre a rádio e o regime? Como são os seus conteúdos e os formatos? Como é a censura radiofónica? Como é, enfim, radiofundida a propaganda? Nesta obra, a autora mergulha no universo radiofónico ao longo da queda do Estado Novo: analisa a programação e a informação na Parte I, o enquadramento legal, técnico e económico na II e na Parte III a propaganda, a censura e as relações entre a rádio e o poder político.


DINA CRISTO, 35 anos, é professora e investigadora de Teoria da Comunicação e de História dos “Media” na Escola Superior de Educação, em Coimbra, onde é assistente desde 1999.
É mestre em Ciências da Comunicação, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova, em Lisboa, desde 1999, e licenciada em Jornalismo Internacional, pela Escola Superior de Jornalismo, no Porto, desde 1993, com a monografia «Cinema, televisão e jornalismo – um olhar sobre a ficção e a realidade».
Foi jornalista no semanário “Vida Económica”, entre 1992 e 1996. Antes, foi professora de Jornalismo do Ensino Secundário no Porto, em Peniche e nas Caldas da Rainha.

Sem comentários: